As Testemunhas de Jeová

As Testemunhas de Jeová

                               As Testemunhas de Jeová

 

Em 16 de Fevereiro de 1852 nasce o líder Charles Taze Russel, filho de Joseph L. e  Eliza B. Russel, presbiterianos de religião.

Crescia o garoto Russel sendo educado pelos pais Presbiterianos em sua doutrina, aos nove anos perdeu sua mãe; Ainda adolescente começa a freqüentar a igreja Congregacional por ser mais liberal que a Presbiteriana.

Até então vemos um jovem desestruturado buscando seus próprios interesses onde se sentiria melhor, onde o agradasse e não servindo a Cristo.

Jovem e sem nenhuma experiência com Deus começou a perturba-se  psicologicamente  com  algumas  questões doutrinárias, confundiu-se a ponto de tornar-se um cético, um incrédulo, tanto da bíblia como também do próprio Deus. ( Rm. 10:11 ).

Sobre o fato de Russel se tornar incrédulo de tudo sobre Deus, está escrito no livro dos próprios Testemunhas de Jeová (Qualificados para ser ministros; Ed. 1959. pág. 275:5). Alguns nomes antigos dos T.J. Aurora do milênio; Associação internacional dos estudantes da bíblia. O título T.J. surgiu em uma convenção em Columbus, Ohio, USA 1931.

 

Um Jovem sem um Ideal

        

Russel muito revoltado com tudo o que se chama Deus, buscava soluções para seus desconfortos psicológicos.

Chega aos seus ouvidos que um pequeno grupo de pessoas também revoltadas com questões doutrinárias reuniam-se em um determinado salão; Então ele se interessava em conhecer esse grupo, quem sabe que juntando-se a pessoas com os mesmos problemas não seria a solução de suas ansiedades.

O grupo era intitulado de Adventistas do Sétimo Dia, e Russel ao chegar aquele local muito alegrou-se com os novos conceitos doutrinários, eram diferentes dos demais,  eram novos, eram revolucionários, então o jovem aceita-os com toda a satisfação, com todo seu prazer.

 

Pobre Russel tão jovem ainda com a mente em desenvolvimento aceitou com prazer doutrinas que seus pais não o ensinou, e desprezou os conselhos de seu pai que como ministro do evangelho já combatia aos Adventistas e suas doutrinas hereges, começadas muito antes do seu nascimento.

Quando Russel ouviu a doutrina Adventista ele disse: "foi o suficiente sob a direção de Deus, para restabelecer minha fé vacilante na inspiração divina da bíblia..." ( Qualificados para ser ministros; pág. 276:6 ).

A fé de Russel foi firmada em tamanhas heresias como também muitas revoltas, pobre jovem!.

Russel  permaneceu  unido ao grupo Adventista até 1878 quando separou-se; Tinha cerca de 26 anos quando formou o seu próprio grupo. Por volta de 1880 os adeptos de Russel já existiam em bom número, e reuniam-se freqüentemente a discutirem questões sobre o grupo, até então chamados de  "eklésias " ou classes.

Depois  da morte de Russel em 31 de Outubro de 1916, houve conflitos internos entre o grupo (os atuais Testemunhas de Jeová) e várias confusões para ver quem ficaria com o comando; Partidos internos e opositores se formaram; Para um grupo que diz ser os perfeitos servos de  Jeová,  poderia existir entre eles disputa por causa do poder eclesiástico e econômico da Sociedade Torre de Vigia?  (Qualificados para ser ministros; pág.289:1 ). (1959)

Depois de muitos conflitos internos foi eleito como presidente o advogado e juiz  Joseph Franklin Rutheford eleito em 06 de Janeiro de 1917, dando prosseguimento a obra de Russel, etc.

Russel foi contra a opinião Adventista de que "a morte de Jesus Cristo não era o preço do resgate", (Qualificados para ser ministro; pág. 277:10).

                Doutrinas Adventista que Russel aceitou.

Russel não era tão fiel como dizem os T. J., porque alguém mudou muita coisa que Russel havia deixado, como: a guarda do sábado que é um principio Adventista que Russel concordava. (Qualificados para ser  Ministros; pág. 288:10  última frase).

Russel não era um fiel T. J. porque quando ele chegou na reunião Adventista e escutou suas doutrinas especialmente a guarda do sábado além, Russel reviveu-se espiritualmente como ele mesmo afirma: "foi o suficiente de Deus para minha fé vacilante". Aquilo era o suficiente!

 

Obs: Dizem os T. J. que Jesus guardou o sábado, (Coisas em que é impossível que Deus minta; Ed. 1965  pág.287:5)  que diz: Jesus estava obrigado a guardar o sábado... E Ele fez isto segundo o registro bíblico de Lc. 4:16). Será que Jesus guardou algum Sábado? (João 5:18 e  9:16).

Então sendo Russel um fiel servo é lógico que ele seguia esse principio Adventista.

Segundo Russel não era preciso mudar nada (Qualificados para ser ministros; pág. 276:6).

 

    Deidade de Cristo

 

                Não acreditam os T.J. Pois crêem que Jesus foi meramente um homem ou um filho especial de Jeová, um deus.

                Um deus que teve princípio ou que, foi criado. Esta idéia é bastante antiga, foi defendida por "Ário" Presbítero em Alexandria (Egito) 256 - 336.

                Os T.J. acrescentam palavras em suas traduções para garantirem suas idéias assim distorcem o sentido original dos textos. Usam    Jo.1.1; Jo.14:28; Ap. 3.14; Cl 1.15. Para provarem que Jesus é criatura de Deus.

 

                No texto de  Jo 1.1 os TJ acrescentam o artigo indefinido (um) que não existe no original grego, e fazendo assim eles distorcem o texto.

 

                Ap 3.14 tem a expressão "princípio da criação de Deus", com isso dizem os TJ que Jesus foi o primeiro criado. Mas não é assim! A palavra em grego é "arche" traduz-se por: Origem, começo, princípio, e, não quer dizer primeiro criado. Jesus é a origem de toda             criação, tudo começou nele, tudo se principiou nele. Cl 1.16,17 ; Jo 1.1-3.

Cl 1.15 O texto diz que Jesus é o "primogênito de toda criação". A          palavra primogênito em grego é: "prototokos" e em hebraico é "bechor". O texto diz que Jesus é o primeiro da geração de Deus, da nova geração. Entre todos Ele é o primeiro gerado, tudo o mais é   criado. Ele é o primeiro nascido de Deus, o Logos eterno se fez carne   ... Jo 1.14 Ele se fez! Não foi feito. Por isso Ele é o primogênito de toda criação.

 

   As Testemunha de Jeová e o Inferno

 

                Dizem  os T. J. que o inferno em todas as passagens bíblicas é literalmente sepultura.

                Vejamos a origem da palavra:

 

 

 

 

                Geena do Grego era um vale onde estava o antigo templo de Moloque (Milcom) mais tarde destruído e feito depósito de lixo fora dos muros de Jerusalém; Jesus o simbolizou como a punição eterna daqueles que causam escândalo a sua palavra, porque ardia lá um fogo como também subia fumaça do montão de lixo.

                É verdade, que a  nossa  bíblia na versão  João ferreira de Almeida deixa a desejar  em alguns texto ao traduzir a palavra inferno como Ap. 1:18; inferno aqui é região dos mortos (Hades) e não punição eterna (Geena).

                Em Mc. 9:47; e Mt. 18:9; inferno aqui é punição eterna e não região dos mortos, é Geena e não Hades.

 

a)  Hades: Sepultura ou, Região  dos Mortos ou, alem!

 

Dizem os T. J. Que Hades é literalmente sepultura: Vejamos então como ficariam alguns textos bíblicos traduzindo Hades por sepultura: Lc. 16:23; Diz o versículo: No Hades estando em tormentos levantou os olhos e viu Abraão e Lázaro no seu seio.

Traduza e veja o desastre, pode alguém na sepultura dialogar ou ver alguma coisa? Analise Ap. 20:14; e veja que "Hades" não é literalmente sepultura. Sepultura no grego é "Taphos". E no hebraico é " kever.


   O que é Alma ?

 

A palavra alma vem dos originais Grego e Hebraico que corresponde a "PSICHE"  e  "NEPHESH" .

Afirmam os T. J. que alma é o próprio homem, ou seu corpo seu sangue (Coisas em que é Impossível que Deus minta; pág. 141:16). (1965).

Dizem os T. J. que não existe outra tradução para a palavra alma, e que essa alma que é o homem ou seu corpo, sangue que corre nas veias, essa alma é mortal, dizer e se pregar a imortalidade da alma é anti-bíblico.

Eles os T. J. defendem sua opinião com os seguintes versículos: Gn. 2:7; Lv. 23:29,30; Nm. 23:10; 31:19; Jz. 16:30; I Rs. 19:4; Tg. 5:20; At. 3;23; etc.

Como também afirmam que os animais também são alma;  Gn. 1;20-22,24,25;  Lv. 11:10;  Ez. 47:9;  Ap. 8:9;  16:3.

O que falar deste pensamento dos T.J.? eu em particular concordo, com uma condição! só nestes versículos.

E  não posso ser  contra porque estes versículos realmente dizem que a alma é o ser em matéria. Mas, não concordo com os T.J. quando dizem que em todos os textos da bíblia é o corpo ou sangue.

Os T. J. esquecem que existem muitas interpretações para a palavra alma, porque depende onde ou em que frase ou texto ela está colocada, erram muito nisto os T.J.

Analisemos o texto de Hebreus 10:38,39: fala os versículos que a alma de Deus, ou Deus diz: a minha alma não tem prazer nos que abandonam a fé. v 38; Troque a palavra alma deste texto por corpo ou sangue e veja  a heresia.

Veja o v. 39  de Hebreus 10, troque a  palavra alma e note o desastre, alguém pode conservar o corpo ou o sangue para eternidade e evitá-lo da morte ou da punição? então percebemos que alma neste texto não é o corpo ou o sangue e sim o caráter moral ou a personalidade do indivíduo.

Confira estes versículos trocando a palavra alma por corpo ou sangue e perceba os desequilíbrios:

I Ts. 5:23; Mt. 10:28; imagine o sangue de Jesus ou o corpo dele triste, Mt. 26:38; etc.

a) Alma morre ou não?

 

Dizem os T. J. que sim, pelo fato de alma literalmente ser corpo ou sangue, então a alma perece ou morre (segundo os T.J);  e o estado da consciência da alma? Falam os T.J. que: após a morte a alma fica inconsciente estando morta; apresentam estes versículos: Gn. 2:17;  Lv. 23:29,30;  Jz. 16:30;  I Rs. 19:4;  Ecl. 9:5,10;  Sl. 104:29;                        

Vamos analisar os versículos que os T.J. Apresentam dizendo que alma morre, eles se perdem porque não sabem distinguir entre a morte física e a morte espiritual (afastamento de Deus).

Em Gn. 2:17; a morte ali não é física  porque Adão não morreu, era o afastamento de Deus e de seus privilégios que aconteceram logo após sua desobediência. Gn. 3:17,23,24.

Aqueles que se mantém  distante de Deus, estão mortos espiritualmente, porque não querem lhe obedecer. Mt. 8:22;. Então morte em Gn. 2:17; é separação de Deus. Rm. 7:9-11; Se morte em Gn. 2:17; é separação de Deus , então vida era a aproximação de Deus que Adão houvera perdido. Rm. 7:9-11.

Já em  Ecl.  9:5,10; é morte física ou afastamento da presente vida (vida corpórea), quando Jesus disse deixem os mortos sepultarem seus mortos, ele falou de duas classes de mortos: mortos físicos e espirituais. Perdem-se os T.J. porque não compreendem certas passagens das escrituras sagradas (bíblia).

Passemos a ler alguns textos bíblicos em que a alma permanece consciente após a morte, (isto aos T.J. parece aberração) só parece por eles não examinarem as sagradas escrituras, preocupam-se apenas em estudarem suas edições, como: a sentinela, etc. Tornando-se escravos da sociedade Torre de Vigia, sem nenhuma liberdade. 

Compare e veja a consciência da alma pós morte;

Ex. 3:6;  Mt. 22:32;  8:11,12; Is. 14:15,16;  Lc. 16:23-28;  Ap. 6: 9-11; etc.

 

b)  Alma  e  Corpo

                A  bíblia faz separação entre um e outro, ela deixa claro a divisão; Não quero dizer que a alma é algum outro ser dentro do corpo humano que sai vagando após sua morte,   mas que alma é o caráter moral do homem ou a consciência ou memorial de tudo quanto ele praticou ou sofreu enquanto viveu. Note a diferença entre alma e corpo:  Gn. 35:18;  I Rs. 17:21,22;  Mt. 16:26; 10:28;  Lc. 10:27;  II Co. 4:16;


   Os T. J. e suas Edições

 

Os T. J. são agarrados as suas publicações com toda a devoção e sinceridade,  achando que estão na mais pura realidade (lavagem cerebral). Eles não desconfiam nem de longe da realidade de suas edições.

Será que nada se aproveita das publicações da  Sociedade Torre de Vigia? Seria um erro de minha parte dizer que não, é claro que existe muitas coisas boas em suas publicações,  mas não aceitamos nem de longe as  principais doutrinas dos T. J.

A bíblia usada pelos T.J. Tradução do Novo Mundo das Escrituras Cristã, é publicada pela Sociedade Torre de Vigia. Pelo fato de eles acreditarem tanto em suas publicações  (lavagem cerebral)  não percebem os  erros clamorosos da sua bíblia: Eles  acusam constantemente a nossa tradução (João F. de Almeida) de erros de tradução dos originais.

Concordo que a bíblia na tradução de João F. de Almeida traz muitas palavras que deixam a desejar.

Mas a bíblia dos T. J. Tem erros muitos mais clamorosos que tornam as suas principais  doutrinas totalmente heréticas conferindo-as com os originais.

Preste atenção toda matéria entre colchetes que existe na bíblia dos T.J. não se encontra nos originais, e alguns textos que se encontram nos originais eles omitiram por dizerem que não eram inspirados por Deus (eles mesmo decidiram); Texto como Jo. 7:53;  e 8:1-12; estes versículos são totalmente inspirados por Deus, se ainda que eles não estão no livro de João, mas coloque-os depois de Lc. 21:38 e veja o que acontece.

Na bíblia dos T.J. eles tem inserido e interpolado palavras além das que existem nos originais, com isso distorcem o sentido do texto, dando outro sentido.

Exemplo; Jo. 1:1; eles acrescentam um artigo indefinido (um) com referencia a Jesus como Deus, fica (um deus) Jesus diminuído em comparação ao Pai; A tradução do original Grego para o português é: em principio era a palavra, e a palavra estava com o Deus,  e Deus era a palavra. Jo. 1:1; literalmente do original.

Os T.J. dizem que existe  mais de um salvador, na tradução de sua bíblia em Fl. 3:20; diz a tradução deles que aguardam um salvador e não o salvador, o único Jesus Cristo.  Os. 13:4;  At. 4:12; etc. Não é confiável a Tradução do Novo Mundo dos T. J. .


  Cruz  ou  Estaca

 

Dizem que Jesus morreu numa estaca e não numa cruz. Contam uma serie de histórias e até estória de cruzes, e também dizem que haste no grego é poste em vertical e não cruz. Haste é um poste simplesmente, quer na vertical ou na horizontal permanece sendo um poste.

                Os T.J. mostram esses versículos para provarem que Jesus morreu numa estaca,  Nm. 21:8,9 - Jo. 3:14, e dizem que Moisés não abriu a serpente para fazer dois braços e a crucificar.

Resposta aos T.J.: A bíblia fala em Jo. 3:14 que: do modo porque Moisés levantou a serpente o Filho do Homem seja "levantado". Preste atenção no verbo "levantar", e não o modo que pregou! Jesus foi levantado ou não? No original não tem a palavra haste como dizem os T.j . Em todos os textos que fala da crucificação a palavra no original é "stauros" que é traduzido por cruz.

                Mande os T. J.  ler em sua bíblia Jo. 20:25, e perceba que Tomé disse: se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos... veja plural de mão, mais de uma, e plural de cravo mais de um; se Jesus tivesse morrido em uma estaca seria um cravo para as duas mãos e não dois cravos como numa cruz, Tomé fala de dois cravos para as mãos ele não fala em pés. Então o que é que dá? Crucificação. Então a tradução dos T.J. está certa em Jo. 20:25! e derruba o ensino deles, que dizem Jesus morreu numa estaca. Dizem que na época de Jesus não existia crucificação. Obs. No ano 4 a.c. o governador romano da Síria" Quintílio varo", invadiu Israel e crucificou dois mil judeus que haviam se rebelado contra o império(a forma de governo de Roma no país). Isso mostra que já havia esse tipo de morte.

Em seu livro Qualificados para ser Ministro, pág. 258,259,260, os T.J. citam muitas declarações de historiadores muito antigos como: Sêneca filósofo de 4 A.C. a 65 D.C; Juvenal 60 - 140 D.C; João Crisóstomo(cristão) V seculo D.C; Tácito 54 D.C. notável historiador,  Joséfo 93 D.C; Suétonio historiador romano do fim do século 1, afirmaram que: Jesus tanto existiu, e que foi crucificado.                              

                Agora analise se esses antigos historiadores bem próximos da história terrena de Cristo falaram que ele foi crucificado; como é que os T.J. que surgiram c. de 1700 anos depois vem falar que Jesus morreu numa estaca! Eles mesmos provam em seu próprio livro (acima citado) que não sabem o que falam.

Homens como: "Policarpo, Papias, Ireneu, Clemente de Alexandria, Origines, Eusébio de Cesarea, Agustinho, etc." Servos fiéis ao Senhor Jesus, nunca ensinaram sobre um Cristo pregado em uma estaca; mas sim numa cruz.

 

Curioso!

 

                Para um T.J. o nome de Deus é Jeová. Eles citam Sl 83.18 falam que só Deus tem esse nome.

                a) Mande um TJ ler em sua bíblia (tradução do novo mundo) Jr               23.6 e 33.16 depois mande ler: Is 40.3 e compare com Mt 3.3    

                b) Mande ler Ex 17.7 compare com Heb 3.7-9 O Espírito Santo é Jeová! Não uma força ativa. Mande ler: Js 5.14,15 e 6.2 diga a eles que o anjo do Senhor também é chamado de Jeová.

 

A Salvação para as T.J.

 

                Na teologia das t.j, a salvação não é tida como uma dádiva de Deus, com base na obra de Jesus Cristo na cruz. Antes, sua literatura frisa a salvação por meio das obras humanas. Escreveu Russel: "Eles precisam ser recuperados tanto da cegueira quanto da morte, para que cada um tenha a oportunidade de provar, pela obediência ou desobediência, que merecem a vida eterna". E ainda dizem outras publicações: "Todos aqueles que, em razão da fé em Deus Jeová e em Cristo Jesus, se dedicam a vontade de Deus e então perseveram em sua dedicação serão recompensados com a vida eterna..." (Let God Be True, pág. 298).

 

 Resposta:

 

A bíblia diz que somos salvos pela graça, com base exclusiva na fé (Ef 2.8,9 ). As boas obras de um homem não pode contribuir para sua salvação, não somos salvos pelas obras! (Tt 3.5 ;Gl 2.16 ). Note: Nós somos salvos e não: seremos salvos, o verbo está no presente é o agora (l Co 1.18 ).

A Falsa Profecia

 

                Dizem: "Quando Jesus declarou que voltaria, não quis dar a entender que retornaria na carne, visível para os homens na terra. Ele desistiu de sua vida terrena, como um resgate, e, por esse motivo, não poderá retornar tal vida... As boas novas de hoje é que Cristo Jesus voltou, que o reino de Deus foi estabelecido por ele, e que agora ele está governando no céu...Todas as evidências mostram que Jesus assumiu o poder de seu reino e iniciou seu reinado desde o céu no ano de 1914"(Panfleto, "This Good News of Kingdom ", pág, 19; 21; 64 ).

 

Resposta:

 

                a- Esse ensinamento é antibíblico. Leia Mt 24.36; Mc 13.32,33; At 1.6,7 ninguém sabe o dia ou a hora de sua vinda. Ele não começou reinar em 1914, Heb 1.8 a 10; Ap 1.8.

                 b- A sua vinda será visível aos homens. Leia Mt 24.30; At 1.11; Ap 1.7,8 e sobre este texto em apocalipse 1.7,8 na bíblia dos t.j eles ensinam que alí não é Jesus e sim Jeová Deus. Mas esquecem que Jesus é o próprio Jeová. Pergunte a eles quem vem nas nuvens?  mande ler Mt 24.30 e 26.64; 1 Tss 4.17. Quem foi traspassado? Leia Sl 22.17,18; Zc 12.10; Jo 19.37.


Um grande abraço com a paz do Senhor Jesus!


Aldrain Lima