Curiosidades - bíblicas
Curiosidades - bíblicas
-
Você sabia?
-
Na cidade de Nínive capital da antiga assíria, não existia e nem existe praia, logo o profeta Jonas não foi vomitado pelo grande peixe na praia de Nínive; a bíblia não diz isso (Jn 2.10; 3.1-3). Cuidado com os erros (falta de conhecimento) da geografia bíblica! Existem professores ouvindo e reprovando tais sermões.
- Você sabia?
- Na classificação dos anjos se assim o podemos dizer, existe só um arcanjo, a bíblia o chama de "o arcanjo (Miguel)", logo se descarta a ideia de arcanjos (músicas feitas com essa expressão estão erradas teologicamente).
- Você sabia?
- Os utensílios no templo em Jerusalém estavam colocados em forma de cruz?
A arca da aliança à cima no santos dos santos, mais abaixo os pães da preposição do lado direito, o candelabro do lado esquerdo, o altar do incenso onde era queimados incenso aromático, a bacia de bronze mais abaixo, o altar do sacrifício por último.
- Você sabia?
- Os nomes: Paulo, Saulo e Saul, é o mesmo nome só que em idiomas diferentes?
Saul ou Shaul é hebraico, Saulo é grego e Paulo ou Paulus é romano (latim). Então, Saulo não foi transformado em um Paulo, é o mesmo nome em idiomas diferente At. 13.9
- Você sabia?
- Jesus nasceu A.C. (antes de Cristo)
No ano de 531 de nossa era, um abade romano chamado Dionísio Exíguo (ou Dionísio, o pequeno) escreveu uma carta a um certo bispo Petrônio reclamando do calendário usado para registrar as datas calculadas para a Páscoa. O ano, para a maior parte dos que se utilizavam de calendários, era 247 anno Diocletiani, e lembrava a morte dos mártires cristãos perseguidos pelo imperador romano Diocleciano. Mas Dionísio argumentou que tal calendário apenas lembrava um imperador famoso pela perseguição dos cristãos e que ele "preferia contar os anos a partir da encarnação de nosso Senhor". Dionísio então calculou que o nascimento de Jesus Cristo acontecera exatamente 531 anos antes. Esse ano ele chamou de "ano 1", ou I anno Domini nostri Jesu Christi (ano do nosso Senhor Jesus Cristo). A carta, assinada em LXXXI (531) A.D (Anno Domini), iniciou a contagem de anos que até hoje utilizamos.
Mas infelizmente os cálculos de Dionísio estavam errados. A verdadeira data do nascimento de Cristo é, até hoje, desconhecida. Os evangelistas não datavam suas obras e a únicas referências disponíveis são os fatos históricos relatados e datados pelos romanos, que utilizavam o calendário estabelecido por Júlio César em 46 a.C. O calendário romano começava em 753 a.C. - data da suposta fundação de Roma. Para os romanos, o ano 1 A.D. (ou d.C. - depois de Cristo) era 753 A.U.C. (Anno Urbis Conditae - ano da fundação da cidade). O Evangelho de Mateus afirma que Jesus nasceu na época do Grande Herodes, que morreu, segundo os registros romanos, em 749 e Jesus já estava com cerca de 2 anos (Mt 2.16). Isto quer dizer que JESUS nasceu pelo menos 6 anos antes de Cristo!
- Você sabia?
- A nova Jerusalém citada no apocalipse, é a igreja de Cristo, a esposa do Cordeiro
Ap. 21.2, 9, 10 ela é preciosa (ouro, critais, jaspe, safira, esmeralda, etc.) sem defeito ( quadrada ), está protegida e é governada por Deus ( muros, o numero 12 ).
- Você sabia?
- A palavra inferno no texto de Mt. 16.18 não é a palavra Geena (inferno, punição do lixo, do imprestável) e sim “Hades” do grego e sig. Região dos mortos ou além. Então, “as portas do além não ficarão de pé diante da igreja. Pois, ela vencerá a morte”.
- Você sabia?
- O símbolo do peixe ou a palavra era usado como comunicação secreta entre os cristãos por medo dos perseguidores. Quando um cristão chegava a uma comunidade e querendo saber se havia algum irmão ali, ele escrevia a palavra peixe ou desenhava uma metade do peixe no chão ou em alguma pedra... Para ver se haveria comunicação, se fosse completado o peixe então era a certeza de haver irmãos naquele lugar.
Esse símbolo usado pelos cristãos aparece a partir do final do 1º século; Ἰχθύς palavra grega que sig. Peixe pode ser lido como um acróstico, formando a frase: "Jesus Cristo Deus Filho Salvador".
Ἰησοῦς - Iêsous - Jesus
Χριστός - Christos - Cristo
Θεός - Theós - Deus
Υἱός - Huiós - Filho
Σωτήρ - Sôtêr - Salvador