A Guarda do Sábado?

A Guarda do Sábado?

                        O shabat = descanso = sábado

Era comemorado no sétimo dia = yon shevi do calendario judaico.

Era um dia de descanso; transformaram em um dia de fardo.

Era um dia de repouso; transformaram em um dia cansativo.

Era um dia de liberdade; transformaram em um dia de prisão. 

Era um dia de alegria; transformaram em um dia de tristeza.

Era um dia de louvor, comunhão, santificação a Deus; transformaram em um dia ameaçador, condenatório. 


 

Sábado=shabat: Jesus morto e o povo comemorando o sábado; era um sábado sem Cristo, sem Deus, sem a Luz, sem o Caminho, sem a Verdade e sem a Vida!


Êxodo 20:10  mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro que está dentro das tuas portas.

A quem Deus dirigiu esta palavra? Com toda certeza ao líder da família, da casa! Logo se esse pai (cabeça da família) guardasse o sábado, mas, se seu filho ou a sua filha não guardasse, o pai (responsável, líder) seria culpado; Se seu empregado não guardasse, o patrão seria culpado; se um animal não guardasse, seu dono seria culpado. ENTENDEU? Mais uma vez! Segundo a lei do sábado se o patrão guardasse o sábado e o empregado não guardasse, o patrão seria CULPADO! Quem conseguiu cumprir essa lei? Eu respondo! Só o Senhor Jesus!. Pois Ele é o próprio shabat (descanso).  

Vinde a mim... e achareis descanso para vossas almas... Mt 11.28,29

Hebreus 4:3 Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso, tal como disse: Assim, jurei na minha ira que não entrarão no meu repouso; embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo.

Hebreus 4:4 Porque, em certo lugar, assim disse, no tocante ao sétimo dia: E descansou Deus, no sétimo dia, de todas as obras que fizera.

Hebreus 4:9  Portanto, resta um repouso para o povo de Deus.

Hebreus 4:10  Porque aquele que entrou no descanso de Deus, também ele mesmo descansou de suas obras, como Deus das suas.

 

A "LEI MORAL" E "CERIMONIAL"

            Dizem os sabatistas "a Lei Moral, os Dez Mandamentos, chamados Lei de Deus".  "...O mesmo não se dá com a Lei Cerimonial, frequentemente chamada de Lei de Moisés".

 

Resposta

A expressão "lei de Deus" e "lei de Moisés" são expressões sinônimas e não se tratam de leis distintas como afirmam os sabatistas., Is. 33:22 - um só legislador. Basta ler Ne. 8:1,14,18,38, onde a mesma lei é chamada de "lei de Deus" e "lei de Moisés". Para que vejamos com maior clareza o erro adventista, oferecemos os seguintes contrastes:


  1. Os  sabatistas. diz: A lei Moral são os 10 mandamentos (decálogo).


A bíblia diz: Uma só lei sem distinção - 1 Cr. 16:40;  Lc. 2:22,23;  2 Cr. 31:3;  Hb. 10:28 (compare-se com Dt. 17:2,6 e verá que a "lei de Moisés" é a "lei Moral"); Mc. 7:10 (comparado com Ex. 20 :12); Jo. 7:19 (comparado com ex. 20 :13)..

Jesus ensinou em  Mt. 22:37-40;  que os dois maiores mandamentos são:

a) amar a Deus e  b) amar o próximo. Ambos fazem parte do livro da lei colocado ao lado da arca Dt. 31:26. Esses dois mandamentos acham-se em Dt. 6:5; e Lv. 19:18.

Admitimos que os sabatistas estivessem certos na sua interpretação, estaríamos desobrigados de amar a Deus sobre todas as coisas e, de amar o próximo como a nós mesmos, pois estes dois mandamentos não estão no decálogo.

Não estando no decálogo (segundo dizem os sabatistas) não é lei de Deus, mas, lei de Moises. Então estes dois mandamentos de Moises (segundo dizem os sabatistas) são os maiores dos mandamentos; afirmou o Senhor Jesus. Mt. 22:37-40


A GUARDA DO SÁBADO

 

Escreve Ellen White no livro O Conflito dos Séculos, p. 611 "O sábado será a pedra de toque da lealdade: pois é ponto da verdade especialmente controvertido. Quando sobrevier aos homens a prova final, traçar-se-á a linha divisória entre os que servem a Deus e os que não o servem".

Resposta

Em Os.. 2:11 se faz uma profecia sobre a abolição do sábado, cumprida em Cristo como afirma Paulo em Cl. 2:16,17;  Is. 1:13,14;  Gl. 4:9,10. diante da clareza do texto de Cl. 2:16,17 costumam os sabatistas refutar que a palavra "sábados" não se refere ao sábado semanal mas aos sábados cerimoniais ou anuais mencionada em Lv. 23:1,39.

 

Não é correta essa afirmação e damos algumas razões para refutá-la:


- 1. Os chamados  "sábados anuais" ou "sábados cerimoniais" eram chamados festas e já estão incluídos na frase "dias de festa" de Cl. 2:16. Esses dias de festa ou sábados anuais eram designados "dias de festa" como segue:

a) Festa da Páscoa - Lv. 23:5,7;

b) Festa dos Asmos - Lv. 23:8;

c) Festa de Pentecostes - Lv. 23:15,16;

d) Festa das Trombetas - Lv. 23:23,25;

e) Festa da Expiação - Lv. 23:26,32;

f) Festa dos Tabernáculos - 10  dia da festa;

g) Festa dos tabernáculos - Último dia da festa - Lv. 23:34,36.

- 2. A fórmula "dia de festa, lua nova e sábados" é a formula para indicar os dias sagrados anuais, mensais e semanais: 1 Sm. 20;5,18;  2 Re. 4:23;  1 Cr. 23:31;  2 Cr. 2:4;  8:13.

- 3. As palavras "sábado", "sábados" e "dia de sábado" (singular) ou (plural) ocorrem 60 vezes no N.T. Em 59 casos os sabatistas reconhecem tratar-se do sábado semanal e apenas num caso eles negam, justamente o de Cl. 2:16. e por quê o fazem? porque teriam de reconhecer que o sábado     foi abolido na cruz Rm. 10:4 (vide também a revista "Evangélica", de Agosto de 1982, p. 25, em Inglês).

 

Ainda dizem os sabatistas que a expressão "meus sábados" e "seus sábados" indicam a distinção entre os sábados semanais e sábados cerimoniais, o que nào é bíblico. Ambas as expressões são usadas para indicar os mesmos sábados - sábados semanais. São de Deus - "meus sábados" - porque foram dados por ele; e são dos Judeus - "seus sábados" - porque foram dados para eles.


            Vejamos os "meus" e "seus" aplicados na Bíblia:


a) Do templo Is. 56:7 comparado com Mt. 23:38 (minha casa, vossa casa);

b) Rm. 9:4 comparado com  Jo. 8:17;

c) Rm. 3:22 comparado com Jo. 15:25;

d) Nu. 28:22 comparado com Dt. 12:6.

 

Os sabatistas são culpados de "galatãnismo" quer dizer, o conceito de que em parte o homem se salva pelas obras de Cristo e em parte por sua própria fidelidade em guardar o sábado.

No livro O Conflito dos Séculos, p. 487 lemos: "...verificando-se estar o seu caráter em harmonia com a lei de Deus, seus pecados serão riscados, e eles próprios havidos por dignos da vida eterna". Ensinam assim sistematicamente, sobre a guarda do sábado, enquanto que Paulo, em suas 14 epístolas só menciona o sábado uma vez em Cl. 2:16, e mesmo neste único caso, para condená-lo como abolido. Guardam o sábado realmente os sabatistas? Está escrito em Gl. 3:10 que é maldito aquele que não permanece em todas as coisas escritas no livro da lei para faze-las.

E, quanto ao sábado a lei estabelece:

            a) Que ninguém devia sair de sua casa em Ex. 16:29;

            b) Proibia acender fogo nas casas Ex. 35;3;

Não saem de suas casa os sabatistas no dia de sábado? Não acendem fogo em suas casas? O veredicto da Bíblia é: "maldito" Gl. 3:10; Rm. 2.23.


A OBSERVAÇÃO DO DOMINGO

 

Dizem os sabatistas no folheto Por que Se Guarda o Domingo, p. 3, "O domingo, segundo Webster, chama-se assim (dia do sol), porque era antigamente dedicado ao sol ou a seu culto"..

 

Resposta

 

Os sabatistas afirmam que o domingo é de origem pagã pelo fato de ser esse o dia pronunciado e escrito em inglês Sunday e que esse vocábulo significa "dia do sol" e que logo o domingo é um dia paganizado. Esquecem-se os A.S.D. que, por exemplo, em inglês escreve-se Sábado "Saturday", e que isto significa dia de Saturno, um deus do paganismo, que eram celebradas em  sua honra verdadeiras orgias num dia de sábado.

Assim seria o sábado tão pagão quanto o domingo dado sua etimologia inglesa: "dia do sol" e "dia de saturno".

 

 

PASSAGENS BÍBLICAS MAIS IMPORTANTES PARA SUAS DOUTRINAS

 

1. Gn. 26:5 - "Abraão obedeceu à minha voz e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis".

 

RESPOSTA:

 

 Não diz o texto que esses "preceitos", "estatutos" e "leis" fossem os 10 mandamentos (entre os quais se acha o sábado).

Vejamos alguns dos mandados, preceitos e estatutos que Deus deu a Abraão:

a) que saísse da sua terra - Gn. 12;1;

b) que andasse na sua presença e fosse perfeito - Gn. 17:1,2;

c) que guardasse o concerto da circuncisão - Gn. 17:9,11;

d) que ouvisse Sara sua mulher, para deitar fora sua serva - Gn. 21:12;

e) que sacrificasse seu filho Isaque - Gn. 22:2;

f) que permanecesse na terra que Deus lhe dissesse - Gn. 26:2,3.

 

2. Ex. 16:22,30 - Esta passagem relata que Israel foi ordenado a guardar o sétimo dia, não colhendo nele o maná, e isto antes que chegasse o Sinai, onde o decálogo foi dado mais tarde. dizem que o sábado foi dado antes do Sinai e assim sua obrigação de guarda-lo existe desde o principio do mundo.


RESPOSTA:

 

            a) Deus, desde que tirou Israel do Egito, começou a educá-lo dando-lhe sua lei   ( Ex.16:4);

b) No v. 5 revela como Deus dá instrução a Moisés para ordenar ao povo que colhesse o dobro do maná no 60 dia, para não colhê-lo no 70 .

c) Em Ex. 15:25 diz que Deus "lhes deu estatutos e uma ordenação"         e não no principio do mundo;

            d) Em Ez. 20;10,12, Deus diz que tirou Israel do Egito e lhe deu ( não      restaurou) os sábados como sinal entre Deus e Israel. Quando?            quando os tirou do Egito (v.10). Onde? No deserto (v. 10,11). Aqui a      data e o lugar da origem do sábado e também o povo a quem foi dado.

e) Em Dt. 5:15 se diz que Deus ordenou a guarda do sábado em memória da libertação do povo do Egito. Isto mostra que a guarda do sábado é exclusivamente Israelita - Sl. 147:19,20.

           

            3. Ex. 20:1,17 - dizem que o decálogo é perfeito e superior ao resto da lei de Moisés.

RESPOSTA:

            Os 10 mandamentos não foram escritos em pedras por serem superiores aos outros, mas para servirem de Testemunha visível do concerto que Deus fez com Israel. por isso as duas tábuas de pedra são chamadas de:

            a) Tábuas do Testemunho - Ex. 31:18;  25:16; 32:15.

            b) A arca na qual foram postas - ARCA DO TESTEMUNHO - Ex. 40:5.

c) O tabernáculo onde a arca era guardada é chamado o TABERNÁCULO DO TESTEMUNHO - Ex. 38;21.

d) Era costume erigir-se naquele tempo uma testemunha visível para testemunhar qualquer acontecimento solene - Gn. 28:18;  31:48;  21:27,30. Assim fez Deus com Israel. seria impossível escrever todo o Pentateuco em tábuas de pedra e transportá-lo pelo deserto.

            e) O decálogo não é completo, pois não proíbe a bebedice, a ingratidão, a ira, a depravação.

            4. Ex. 31:16,17 - Esta passagem diz que o sábado é um concerto perpétuo e um sinal entre Deus e os filhos de Israel. Sendo, pois, perpétuo, logo ainda está em vigor - dizem eles.

 

RESPOSTA:

            Se somos obrigados a guardar o sábado por ser denominado um concerto perpétuo então somos também obrigados a guardar:

            a) Páscoa - estatuto perpétuo - Ex. 12:14;

            b) Lavar as mãos e os pés - estatuto perpétuo - Lv. 23:31;

            c) Celebrar as festas - estatuto perpétuo - Lv. 23:41;

Os próprios sabatistas admitem que essas coisas foram abolidas.

 

 

15. Rm 6:14 - Os sabatistas dizem que estar "debaixo da lei", é transgredi-la e consequentemente é estar sob a condenação da lei.

RESPOSTA:

 

Se estar debaixo da lei significa tê-la transgredido, então estar debaixo da graça significa violar a graça, porque a graça exige obediência e condena o desobediente - Tt. 2:11,12; Hb. 10:28,29. Se estar debaixo da lei significa violá-la, estar em pecados e sob a condenação, então, Jesus nasceu em pecado e está sob condenação, pois nasceu "debaixo da lei" - Gl. 4:4.

 

16. Rm. 7:12 - Argumentam que se refere ao decálogo, como se vê no v. 7. Paulo falou isto cerca do ano 60 AD achando-se ainda nesse tempo a lei santa, justa, boa e espiritual (v. 14) e teve prazer nela (v. 22); logo ela não foi abolida.

Resposta

Paulo pouco antes tinha dito que já não estavam debaixo da lei (Rm. 6:14). Em Rm. 7:1,6 fala da mulher ligada ao marido enquanto vivo, mas morto fica livre (v. 7).  Assim, os crentes estão livres da lei (v. 4,6). Deixa a lei do marido para com sua mulher de ser santa, justa e boa quando morre o marido e ela deixa de estar sujeita a mesma? da mesma maneira, deixa de ser a lei de Deus santa, justa e boa, por ter Cristo cumprido por nós e já não estarmos sujeitos a ela?

 

17. Hb. 4:3,11 - É evidente que o repouso de que se trata aqui não foi o sétimo dia indicado no 40  mandamento, senão o repouso de uma vida de fé em Deus. A idéia central do texto é:

            Deus repousou depois de haver criado o mundo; tudo era perfeito, tudo era bom. Pode Deus repousar hoje? O Senhor Jesus diz que não! ...Meu Pai trabalha até hoje...   Jo 5.16,17

            Os profetas falaram de antemão de um "outro dia" (Sl. 118:24)      em vez do sétimo, para comemorar o repouso maior que se seguiria a uma obra maior que a criação.

            A este repouso maior Josué nunca pode guiar o povo Judeu.

            Na cruz foi abolido o sábado - Os. 2:11 - comparado com Cl. 2:14,17.

            Portanto em comemoração ao glorioso repouso que se seguiu a uma obra maior de redenção, resta guardar um descanso para o povo de Deus  Mt. 11:28,30.

            Foi necessário esse argumento para mostrar ao Judeu que se gloriava no seu sábado, que o cristão tem um dia de descanso para o povo de Deus - Ap. 1:10, Sl. 118:22,24.

            Obs: ler Gl. 3:10.

 

Benção para  nós que pertencemos a nova aliança:


ll co 3.6-9,13-16: Jr 31.31-34; Mt 26.28; Heb 8.12,13; 9.11-22

 

 

a) Não estamos debaixo da lei: Rm 6.14

b) Estamos mortos para a lei: Rm 7.4

c) Fomos resgatados da maldição da lei: Gl 3.10-13

d) Somos filhos da livre (a graça) e não da escrava (a lei): Gl 4.21-31

e) Pela lei ninguém é justificado: Gl 2.16

f) A lei durou até João: Mt 11.13 ; Lc 16.16

g) Jesus é o fim da lei: Rm 10.4

h) Jesus veio dar cumprimento a lei. Aliás, Ele é o cumprimento da lei: Mt 5.17

i) Tudo está consumado, cumprido em Jesus: Jo 19.28-30

 

Jesus guardou um Sábado religioso?


Quando Deus descansou no sétimo dia da criação era porque tudo estava completo, perfeito, tudo era bom.

Gênesis 1:31  Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia.

Gênesis 2:1  Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército.

Gênesis 2:2  E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito.


Na época de Jesus tudo era perfeito, completo, tudo era bom? E em nossos dias?

Então, Deus não descansará enquanto tudo não for perfeito, completo e bom. Por isso o Senhor Jesus afirmou:

João 5:17  Mas ele lhes disse: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.

João 5:18  Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.

João 9:16  Então, alguns dos fariseus diziam: Este homem não é de Deus, pois não guarda o sábado. Diziam outros: Como pode um homem pecador fazer tais sinais? E havia dissensão entre eles.


Um grande abraço com a paz do Senhor Jesus!


Aldrain Lima