Salvação, de quem é a escolha?
Mateus 11:27 Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
Salvação, de quem é a escolha?
Saiba que: A Salvação independe de qualquer conceito teológico ou filosófico , ou qualquer dogmatização de ideias. Ela depende única e exclusivamente do Soberano Deus Eterno, que se revelou na pessoa de Jesus Cristo.
Se você acredita que Deus te escolheu desde o ventre materno... Só isso já desfaz toda ideia do livre-arbítrio. Salmos 139:15, 16; Jeremias 1:5 e João 15:16; "Romanos 9:15, 16"...
Fazendo a vontade de Deus contra a própria vontade
Afirma-se: Jonas mostrou o livre arbítrio escolhendo ir pra Társis ao invés de ir pra Nínive fazer a vontade de Deus.
O ser humano tem vontade livre e essa vontade está sujeita a sua natureza pecaminosa; Jonas não foi diferente. Sua decisão em não sujeitar-se a vontade Divina mostra claramente isto. Jonas no afã de não querer fazer terminou fazendo contra sua vontade a Vontade de Deus.
A vontade de Jonas era:
Ir pra Társis Jn 1.3
Não pregar aos Ninivitas Jn 4.2
Ver a destruição de Nínive Jn 3.10; 4.1
A morte ao ver o arrependimento dos Ninivitas Jn 3.3
A não destruição da planta Jn 4.9
Mas acima de tudo sempre prevalecerá a Soberana Vontade Divina, a Vontade do Onipotente Senhor Dominador de toda criação.
O filósofo, ateu, humanista, escritor e crítico francês Jean-Paul Charles Aymard Sartre (1905 - 1980), afirmou: “Se existe um Deus onipotente que governa e domina todo o universo, então eu não tenho livre arbítrio. Como eu tenho o livre arbítrio, logo esse Deus não existe!”
Na mente de Jean-Paul Satre não havia harmonia entre um Deus soberano e o livre arbítrio do homem.
A nossa condição
Libertação: Éramos presos, escravos do diabo, Ele nos libertou!
Colossenses 1:13 Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor,...
Salvação: Estávamos perdidos, destinados a morte eterna, Ele nos salvou!
2 Timóteo 1:9 que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos,...
Tito 3:5 não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,...
Redenção: Pertencíamos a um possuidor cruel, Ele nos redimiu; comprou-nos!
Efésios 1:7 no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça,...
Ressurreição: Estávamos mortos em pecados, Ele nos ressuscitou!
Efésios 2:1 Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,
Efésios 2:2 nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência;...
Efésios 2:5 e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos,
Efésios 2:6 e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus;...
Perdão: Tínhamos uma dívida impagável, Ele nos perdoou!
Salmos 51:5 Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe.
Efésios 2:3 entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.
Sempre servo: O resumo acima mostra nossa condição antes sem Cristo, e, depois com Cristo. É uma grande ignorância afirmar que o ser humano tem livre-arbítrio, pois todos são escravos, todos são servos. Ninguém faz o que quer! Ou fazemos a vontade de Deus ou a vontade do diabo.
Romanos 6:16 Não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos, seja do pecado para a morte ou da obediência para a justiça?...
Romanos 6:20 Porque, quando éreis escravos do pecado, estáveis isentos em relação à justiça.
Romanos 6:21 Naquele tempo, que resultados colhestes? Somente as coisas de que, agora, vos envergonhais; porque o fim delas é morte.
Romanos 6:22 Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna;...
Algumas considerações
...O Senhor conhece os que são seus...ll Tm 2.19 Ele tem suas ovelhas que o Pai lhe deu Jo 10.14-16,26-29. Com essas afirmações concluímos: Ele também conhece os que não são seus e existe ovelha que não lhe pertence.
Ele deu a vida pelos seus amigos. Jo 15.13
Mas, quem é que escolhe? Jo 6.37- 39,44,45; 15.16 Ele me escolheu.
Por que eu não escolho? Rm 3.10,11,12 e agora?
Ele convence. Jo 16.8
Ele revela. Mt 11.25-30; Jo 6.45 lembre-se: ninguém conhece se Ele não revelar; e, Ele revela a quem Ele quer.
Só Deus é quem envia os homens a Cristo Jo 6.37,44
Não há quem busque a Deus... Rm 3.10-12
Essa revelação para salvação ( escolha ), não vem de nós é dom de Deus. Ef 2.1-10 estávamos mortos em nossos delitos e pecados. Mortos não tem ação nem reação ou, mortos não escolhe nada. Mas graças a Deus, Ele nos deu vida, Ele escolheu nos dar vida nos revelar a vida [ o vers. 8 fala de graça, salvos, de fé e de dom [ chariti = favor (graça), sesôsmenoi = preservados (salvos), pisteôs = doutrina, ensinamento, revelação (fé), dôron = presente, gratuito(dom) ].
A palavra fé neste texto sig. ensinamento, revelação e não confiança. Porque essa graça, essa salvação, essa fé é tudo dom (presente) de Deus não tem nada do homem;... Isto (este milagre) não vem de vós... Lembre-se que estávamos mortos em nossos delitos e pecados.
Sobre a palavra “fé ( em grego: pistís ),” ela varia em seu significado dependendo onde esteja localizada, nem sempre ela é traduzida por confiança.
Não fui eu que escolhi ou aceitei o Senhor Jesus, pelo contrario, foi Ele quem me escolheu e me aceitou por sua infinita graça.
Ele me fez nascer Dele, nascer do alto, nascido de Deus. Jo 1.13
Quem me fez nascer neste mundo? Da mesma maneira em que os homens não decidem nascer neste mundo, muito menos ainda decidirão nascer de Deus. Pois isso é dom do Deus eterno!
Será que o homem decide servir a Deus antes de ser revelado pelo próprio Deus? Vejamos: l co 2.14 ... o homem natural não entende as coisas espiritual...
Rm 8.7 ...o homem natural não está sujeito a lei de Deus...
Deus determinou para salvação At 2.47; 13.48 Tt 1.1
Deus dá o arrependimento At 5.31; 11.18; 2Co 7.9,10; 2Tm 2.25
A fé não é pra todos ll Tss 3.2; Jo 12.37-40
O sangue de Jesus foi derramado por muitos, não por todos Mt 26.28
Deus quer e realiza Fl 1.6; 2.13
Um escolhido de Deus é espiritual Rm 7.1-14
Todos não tem a fé (confiança) verdadeira, ela vem depois do entendimento de Deus Rm 10.14
A fé vem pelo ouvir (entender) e o ouvir pela palavra (revelação) de Deus
Rm 10.17
Só frutifica quem compreendem ( é revelado ) a palavra Mt 13.23
Os eleitos Rm 9.1-33 para alguns esse texto fala pra Israel, mas devemos lembrar que o apóstolo dirige-se as cristãos em Roma. Pra inicio de conversa, Paulo diz que os verdadeiros israelitas são os da promessa vs. 7, e é tomado como exemplo dois personagens bíblico Jacó e Esaú; no intuito de mostrar a escolha de Deus vs. 11-13 os meninos ainda não tinha nascido! Há injustiça em Deus? A resposta vem de imediato vss. 14-18 essa escolha é de Deus e não do homem, Ele é o oleiro e faz o que quer com o barro. Vs.19-26 lembre-se! Não depende de quem quer ou de quem busca; ou, não depende da vontade humana, mas, da escolha de Deus vs. 16 você é um escolhido, o Espírito de Deus testifica isso com o teu espírito? Então, glórias ao Senhor para todo sempre!
Completar-se o número... existe um número? Rm 11.25 ; Ap 6.11
Será que Deus separou uns para perdição?
Tudo Deus criou para um determinado fim... Pv 16.4
O filho da perdição Jo 17.12; 2Tss 2.3
Vasos para perdição Rm 9.22
Os que pecaram sem lei, sem lei perecerão Rm 2.12
O resgate do justo, o ímpio Pv 21.18
Deus sabia que o homem iria pecar? Se sabia, por que o criou? Por que deixou a arvore do conhecimento do bem e do mal no jardim sabendo que o homem iria comer? Pra mim a resposta é simples, Ele quis assim. Rm 11.32
Curioso
Dias contados e determinados antes de nascer Salmos 139:16 Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.
Sem mim nada podeis fazer Jo 15.5
Porque nos fazes errar? Is 63.17
Obriga-os entrar Lc 14.15-24
Crianças sem chances, sem liberdade Sl 137.8,9
Crianças morrem no dilúvio sem liberdade, no Egito, E também, pessoas que nunca ouviram falar de Jesus Cristo. Onde está esse tal livre-arbítrio?
A salvação que, biblicamente É UM MILAGRE DE DEUS e, todos concordam nisso. Agora se eu quero me alimentar ou não, é problema meu, se quero tomar banho ou não, também é problema meu. Nisto eu tenho liberdade de escolha! Mas, a regeneração (novo nascimento), a salvação da alma é escolha do Deus Soberano.
Alguns dos textos que aparentam confrontos, mas merecem bastante atenção.
As palavras Mundo e Todos
A palavra mundo: Ef 1.4 ...nos elegeu Nele antes da fundação do mundo... Mundo neste texto é o universo material.
...o mundo está crucificado para mim... Gl 6.14 neste texto o mundo é o sistema corrompido.
O meu reino não é deste mundo (humano) Jo 18.36 mundo neste texto é a condição humana.
...ai vem o príncipe do mundo... Jo 14.30 mundo neste texto é o reino de satanás etc.
Em muitos outros textos das sagradas escrituras apalavra mundo é usado como termo genérico, dependendo inteiramente do contexto no qual ela encontre-se. Um exemplo: “queria que todo mundo viesse hoje a noite ao culto,” ninguém iria imaginar que eu estava me referindo a todos os seres humanos. Da maneira que falei fica claro que me refiro aos membros da igreja que participo.
Texto como: João 3.16 ... Deus amou o mundo...deu seu filho...todo o que Nele crê...tenha a vida eterna.
Explicação: Este texto é claríssimo, só que maquiam muito ele com outra interpretação. Vamos entendê-lo?
Que mundo é esse que Deus deu seu Filho?
Resposta: Esse mundo é todo o que Nele crê (os eleitos).
Quem é que crê Nele e que se aproxima da luz?
Resposta: quem pratica a verdade. João 3:21 Quem pratica a verdade aproxima-se da luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.
Quem é a verdade mesmo?
João 14:6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.
O Filho não veio julgar o mundo. João 3:17 Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
Que mundo é esse que Ele não veio julgar?
Resposta: Quem Nele crê. João 3:18 Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
Por que esse texto não fala para toda humanidade?
Resposta: porque o homem natural não crê em Deus como diz as escrituras, não pratica a verdade e nem se aproxima da luz, pois suas obras são más. Jo 3.19,20
João 3:19 O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más.
João 3:20 Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem argüidas as suas obras.
Romanos 8:7 Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar.
1 Coríntios 2:14 Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
Jo 1.29 ...o cordeiro que tira o pecado do mundo... Jo 4.42 ...este é verdadeiramente o salvador do mundo. Nestes dois textos a palavra “mundo” fala da raça humana ou, Ele não faz distinção de cor, sexo, nação, rico, pobre etc. Rm 9.22-24 Não somos universalistas, o Senhor Jesus não irá salvar todo mundo (todos os homens).
l Jo 2.2 ...Ele é a propiciação pelos nossos pecados...mas ainda pelo do mundo inteiro. Esse texto é uma afirmação, então Ele vai salvar o mundo inteiro? Que mundo é esse que o texto fala? E ll Co 5.19 …reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões... Será que todos os homens do mundo estão livres das transgressões? Claro que não! Mundo nestes dois textos é justamente o mundo genericamente falando (judeus e gentios).
...O mundo após Ele... João 12:19 De sorte que os fariseus disseram entre si: Vede que nada aproveitais! Eis aí vai o mundo após ele.
Será que este texto está afirmando que o mundo está seguido a Jesus? Claro que não!
...O mundo inteiro jaz no maligno... 1 João 5:19 Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno. O mundo inteiro aqui será toda humanidade?
Outro texto muito usado: Mt 11.28,29 Vinde a mim todos... Tomai sobre vós o meu jugo...
Vamos entendê-lo?
Explicação:
O livre arbítrio diz: Jesus convida vinde a mim todos, o ser humano não vem se não quiser.
Resposta: Mt 11.25-30
No vers. 25 o Senhor Jesus agradece ao Pai que ocultou de uns e revelou a outros.
No vers. 26 Ele diz que agir assim é a vontade do Pai.
No vers. 27 Ele ensina que ninguém tem conhecimento do Pai e do Filho se Ele (Jesus) não revelar.
No vers. 28 Ele faz o convite aos cansados e sobrecarregados, oprimidos.
Surgi uma pergunta: Quem são esses que tem consciência de cansaço e sobrecarga, opressão do pecado? Quem são esse todos?
Resposta: Obviamente todos os que receberam a revelação do Pai. Vers. 25,27
São justamente esses que tomam o jugo (o domínio) de Jesus sobre si. Vers. 29,30
Lc 21.17 De todos sereis odiado por causa do meu nome. É obvio que todos os seres humanos não iriam odiarem os discípulos e sim só os descrentes.
Quando eu digo em minha casa, vamos todos para igreja, é claro que me refiro só a minha família. Vejamos: l Co 15.22 Porque assim como em Adão todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo. Que todos morrem em Adão não temos duvidas.
Agora: será que esse “todos” que serão vivificados em Cristo são todos os seres humanos ou serão só os que crerem (os eleitos)?
Outro texto: l Tm 2.4-6 ...que todos os homens sejam salvos...a si mesmo se deu em resgate por todos... a questão apresentada aqui é: “todos os homens e em resgate por todos.”a quem referi-se o apostolo a Timóteo? A resposta está no próprio texto, vs. 1 ...súplica, oração, intercessão e ação de graça, em favor de todos os homens. Quem são esses homens? O vs. 2 em favor dos reis, e de todos os que estão investido de autoridade. Então todos os homens também neste texto não é toda humanidade, mas sim as autoridades nele citado; ou em outras palavras, Deus não faz acepção de pessoas, ricos ou pobres, reis ou qualquer outra autoridade, sexo, cor etc. A sua igreja é composta de pessoas de todos os povos e toda classe social Ap 5.9. Se a vontade de Deus que o apóstolo fala a Timóteo fosse de salvar todos os homens, se referindo a toda humanidade, então o próprio Deus cumpriria isso. Pois quem se opõe a Sua vontade? Jó 42.2; Is 43.13; Is 46.10...
Rm 5.18 Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para a condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação que dá vida. A resposta para essa expressão “todos os homens” nesse texto, está no versículos seguinte. Vs. 19... Pela desobediência de um ... muitos foram feitos pecadores...pela obediência de um muitos serão feitos justos.
Deus em Sua Soberana vontade escolhe quem Ele quer
Rm 9.1-27
1º) Tratando sobre Israel nação Paulo diz que: a palavra de Deus não faltou ou falhou com esse povo... Existem os filhos da carne e os filhos da promessa; nem todos que são de Israel são israelitas. Rm 9.1-8
Quem são esses filhos da promessa? Com toda certeza, não são todos os descendentes de Abraão.
No vers. 9 o apóstolo começa explicar essa promessa... Ele usa como exemplo os personagens: Jacó, Esaú e Faraó revelando assim a vontade de Deus e Sua escolha vers. 18,19.
Os vers. 22,23 Paulo fala dos vasos da ira, preparado para perdição e os vasos de misericórdia para glória, que dantes preparou.
2º) Se Paulo estivesse falando sobre nações, todos os israelitas seria alvo do amor de Deus e todos os edomitas seriam rejeitados. Porque Deus amou a Jacó e rejeitou Esaú vers. 13.
Certamente não era esse o assunto do apóstolo; pois os vers. 1-8,27 prova isto.
Os vers. 24,25 mostram a escolha daqueles vasos de misericórdia entre todas as nações.
Imagine: será que a intenção de Paulo era mesmo falar de Israel e Edom?
Os Romanos pra quem a carta foi escrita entendiam assim (que o amor de Deus era para os Judeus)?
Como ficaria a situação deles não sendo israelitas?
O que de fato Paulo ensinou e os irmãos de Roma entenderam.
Romanos 9:21 Ou não tem o oleiro poder sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra?
Romanos 9:22 Que diremos, pois, se Deus, querendo mostrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita longanimidade os vasos de ira, preparados para a perdição,
Romanos 9:23 a fim de que também desse a conhecer as riquezas da sua glória em vasos de misericórdia, que para glória preparou de antemão,
Romanos 9:24 os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?
Se neste capitulo 9 de Rm. Jacó é Israel e Esaú é Edom, então Faraó seria o Egito?
Obviamente que não! Pois Deus endureceu o coração de Faraó (do indivíduo), não da nação egípcia. Rm 9.17,18 Êx 9.16 Êx.4.21; 7.3; 10.1; 14.4,17
Paulo usa os dois personagens Jacó e Esaú mostrando que Deus escolhe quem quer e isto antes de todos os tempos, antes de nascerem, de antemão.
Jr. 1:5 Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações. l Pd 1.2 ; Ef 1.3-5,11 ; Rm 8.28-39
O apóstolo não está falando neste texto sobre a rejeição de nações, muito menos dos edomitas. Ele trata com os cristãos em Roma sobre a incredulidade dos judeus locais, mostrando que o fato de ser Israelense não é garantia de uma eleição divina. Paulo usa o texto de Malaquias 1.2,3 não pra falar sobre nações e sim sobre a eleição pela graça Divina, para que ninguém se glorie.
Romanos 9:6 E não pensemos que a palavra de Deus haja falhado, porque nem todos os de Israel são, de fato, israelitas;
Romanos 9:7 nem por serem descendentes de Abraão são todos seus filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência.
Romanos 9:8 Isto é, estes filhos de Deus não são propriamente os da carne, mas devem ser considerados como descendência os filhos da promessa.
O que garante a eleição é a própria vontade de Deus sem nenhuma intervenção humana.
Romanos 9:11 E ainda não eram os gêmeos nascidos, nem tinham praticado o bem ou o mal (para que o propósito de Deus, quanto à eleição, prevalecesse, não por obras, mas por aquele que chama),...
Romanos 9:13 Como está escrito: Amei Jacó, porém me aborreci de Esaú.
Se fizermos esta pergunta: Por que você tem a salvação?
A livre graça responde: Pela graça de Deus por meio do sacrifício do Senhor Jesus Cristo que amou a mim, pecador miserável.
O livre arbítrio responde: Porque acreditei e aceitei Jesus como meu salvador e se for fiel até o fim serei salvo.
Eu acreditei, eu aceitei, se for fiel... Por acaso essa salvação do livre arbítrio não seria pelas obras?
Eis a verdade!
Efésios 2:4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou,
Efésios 2:5 e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos,
Efésios 2:6 e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus;
Efésios 2:7 para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus.
Efésios 2:8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;
Efésios 2:9 não de obras, para que ninguém se glorie.
Salvação no Antigo Test. é diferente do Novo Test.
No AT salvação refere-se ao livramento da nação Judaica das mãos de seus inimigos.
No NT salvação é o livramento da punição eterna.
Justo, justiça ou justificado no A.T. é diferente do N.T.
No AT justo é aquele que vive uma vida em obediência aos mandamentos ou aos bons costumes.
No NT justo ou justificado é aquele que recebeu o perdão de Cristo e é considerado sem culpa diante de Deus.
Quem acredita na livre graça (eleição) Divina, não necessariamente é calvinista; Pois todos os da pré-reforma, reforma e muitos na pós-reforma acreditaram nisto. John Tauler (1300-1361), John Wyclif (1320 ou 1328 - 1384), John Huss (1373-1415) reformista na Boêmia, William Tyndale (1494-1536) traduziu a bíblia para o inglês, Martin Luther (1483-1546) reformador, Ulrich Zwinglio (1484-1531) reformador, John Calvin (1509-1564) reformador, Jonathan Edwards (1703-1758) pregou o famoso sermão pecadores nas mãos de um Deus irado, Dwight Lyman Moody (1837-1899) um dos maiores evangelista já conhecido, Robert Raikes (1735-1811 ) fundador das escolas bíblicas dominicais, Thomas Alva Edson (1847-1931) inventor da lâmpada, John Bunyan (1628-1688) autor do livro, o peregrino, Charles Haddon Spurgeon (1834-1892) conhecido como: o príncipe dos pregadores, e muitos outros homens de Deus.
Quando é que o homem tem o livre arbítrio?
Ele não escolhe: quando nascer
Ele não escolhe: a família
Ele não escolhe: a nacionalidade
Ele não escolhe: a cor dos olhos
Ele não escolhe: a cor da pele
Ele não escolhe: o próprio nome
Quando criança
Ele não escolhe: sua educação
Ele não escolhe: sua roupa
Ele não escolhe: sua alimentação
Ele não escolhe: seus professores
Sob punição
Deve obediência: aos pais
Deve obediência: aos patrões
Deve obediência: aos poderes instituídos
Deve obediência: a Deus ou ao diabo
A despeito de tudo isto ainda se diz que o homem tem o livre arbítrio?
O homem tem vontade livre e essa está escravizada a sua natureza pecaminosa; É controlada por suas afeições, desejos terrenos e carnais Tiago 1:14 que por conseqüência é contra a vontade de Deus. Romanos 8:7 Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar.
1 Coríntios 2:14 Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
O homem por si só nunca se libertará dessa escravidão, só o Senhor Jesus revelando-se a ele liberta-o da prisão do pecado transformando-o em servo de Deus.
Romanos 6:22 Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna;...
Cremos:
Que a vontade de Deus é o melhor pra nossa vida
Que toda oração será respondida segundo a vontade de Deus
Que todas as bênçãos chegam até nós no tempo e na vontade de Deus
E confessamos que a vontade de Deus está acima de tudo
Então por que afirmam que a salvação do homem, que é um milagre de Deus, depende da vontade do próprio ser humano?
Que falta de senso!
Por que teria Deus se aborrecido ou rejeitado Esaú?
Quem acredita que este texto não fala de Esaú irmão de Jacó, mas sim da nação edomita pensa assim:
Ciro Sanches Zibordi “Segue-se que a frase “aborreci Esaú” não é uma menção à rejeição do homem Esaú, e sim à rejeição do povo edomita, em razão de seus terríveis pecados, como se lê em Números 20 e Obadias. ...”
http://cirozibordi.blogspot.com/2009/07/e-possivel-perder-salvacao-se-ela-nos_25.html
Admiro algumas obras do pastor CSZ, mas ele não foi feliz em comentar este assunto!
Essa interpretação pode até parecer interessante, mas, é uma grande contradição. Pois o texto diz que eles nem haviam nascido, como pode ter sido rejeitado por causa dos pecados? Como afirma o pastor Ciro Sanches.
Lembre-se de Romanos 9:11 E ainda não eram os gêmeos nascidos, nem tinham praticado o bem ou o mal (para que o propósito de Deus, quanto à eleição, prevalecesse, não por obras, mas por aquele que chama),...
Por acaso Deus comete alguma injustiça agindo assim?
Lembre-se Ele é SOBERANO!
Romanos 9:14 Que diremos, pois? Há injustiça da parte de Deus? De modo nenhum!
Romanos 9:15 Pois ele diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão.
Romanos 9:16 Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia.
Ciro Sanches Zibordi “Outrossim, o ódio de Deus a Esaú (Edom) precisa ser entendido de acordo com o sentido original da palavra usada para “odiei” (ou “rejeitei”). No hebraico, significa “amar menos” e é o mesmo termo aplicado ao sentimento de Jacó por Léia, o qual era inferior ao que ele nutria por Raquel (Gn 29.30, 31). O seu sentimento por Léia não era de ódio, como que querendo vê-la sofrer. Na verdade, ele até teve filhos com ela! Mas Raquel era a sua preferida.” (CSZ) http://cirozibordi.blogspot.com/2009/07/e-possivel-perder-salvacao-se-ela-nos_25.html
Amar menos,... Nos originais?
(Rm 9.13 emisêsa ἐµίσησα = me aborreci, desprezei, rejeitei)
(Ml 1.3 sanetiy שָׂנֵאתִי = rejeitei, desprezei, odiei)
(Gn 29.31 senuah שְׂנוּאָה = desprezada, rejeitada, odiada)
As palavras usadas, nenhuma delas é traduzida por amar menos como afirma o pastor Ciro Sanches!
O fato de Jacó ter relações sexuais e filhos com Léia não prova nada; pois ele também teve relações e filhos com suas concubinas. O certo é que o texto diz que Léia era desprezada. Gn 29.31
Ciro Sanches Zibordi “Mas isso não significa que todos os edomitas estejam, de antemão, condenados em razão de pertencerem à nação de Edom (cf. Am 9.12).” http://cirozibordi.blogspot.com/2009/07/e-possivel-perder-salvacao-se-ela-nos_25.html
Com certeza! Concordo com o pastor; até porque o texto não fala da nação edomita.
Ciro Sanches Zibordi “É um erro, por conseguinte, acreditar que o texto de Romanos 9 alude à eleição de indivíduos que uma vez salvos, salvos para sempre. Paulo se refere à eleição do povo de Israel (cf. Rm 10.1).” http://cirozibordi.blogspot.com/2009/07/e-possivel-perder-salvacao-se-ela-nos_25.html
Se Paulo se referisse a eleição da nação israelita ele não precisava orar pela salvação deles, até porque já eram eleitos. Repetindo: o texto fala dos indivíduos! A nação precisava de salvação, de entendimento e conhecimento. Rm 10.1,2,3,4
Ciro Sanches Zibordi “Nos versículos 14 e 15 do capítulo em apreço está escrito: “Que diremos, pois? Que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma! Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia”. A citação de Paulo refere-se ao endurecimento de Faraó (Êx 7.3, 4). Mas é importante enfatizar que não foi Deus quem primeiro endureceu o coração de Faraó (Êx 7.13, 14, 22). ...O Senhor apenas confirmou o que o próprio Faraó desejava fazer (Êx 9.12; 10.1, 20, 27).
Fica claro que o endurecimento de Faraó se deu em razão de ele ter se firmado cada vez mais em seu pecado, a cada praga enviada ao Egito (cf. Pv 29.1). Ademais, o termo hebraico usado para “endurecer” denota “fortalecer”; isto é, Deus apenas “fortaleceu” o desejo que estava no coração de Faraó.
http://cirozibordi.blogspot.com/2009/07/e-possivel-perder-salvacao-se-ela-nos_25.html
Duas coisas: Ou a bíblia está certa e o Ciro Sanches Zibordi está errado, ou, o pastor CSZ está certo e a bíblia está errada! As sagradas escrituras afirmam que Deus endureceu (tornou insensível) o coração de Faraó. Rm 9.17,18 Êx 9.16 Êx.4.21; 7.3; 10.1; 14.4,17 o pastor CSZ afirma que não foi Deus! O coração de Faraó já era duro e Deus só confirmou. Quem está com a razão?
Sobre os Judeus
Isaías 6:9 Então, disse ele: Vai e dize a este povo: Ouvi, ouvi e não entendais; vede, vede, mas não percebais.
Isaías 6:10 Torna insensível o coração deste povo, endurece-lhe os ouvidos e fecha-lhe os olhos, para que não venha ele a ver com os olhos, a ouvir com os ouvidos e a entender com o coração, e se converta, e seja salvo.
Mateus 13.10 Então, se aproximaram os discípulos e lhe perguntaram: Por que lhes falas por parábolas?
11 Ao que respondeu: Porque a vós outros é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas àqueles não lhes é isso concedido.
12 Pois ao que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas, ao que não tem, até o que tem lhe será tirado.
13 Por isso, lhes falo por parábolas; porque, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem, nem entendem.
14 De sorte que neles se cumpre a profecia de Isaías: Ouvireis com os ouvidos e de nenhum modo entendereis; vereis com os olhos e de nenhum modo percebereis.
15 Porque o coração deste povo está endurecido, de mau grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos; para não suceder que vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, entendam com o coração, se convertam e sejam por mim curados.
João 12:39 Por isso, não podiam crer, porque Isaías disse ainda:
João 12:40 Cegou-lhes os olhos e endureceu-lhes o coração, para que não vejam com os olhos, nem entendam com o coração, e se convertam, e sejam por mim curados.
Romanos 11:7 Que diremos, pois? O que Israel buscava, isso não conseguiu; mas a eleição o alcançou; e os mais foram endurecidos,
Romanos 11:8 como está escrito: Deus lhes deu espírito de entorpecimento, olhos para não ver e ouvidos para não ouvir, até ao dia de hoje.
Um grande abraço na paz do Senhor Jesus!
Aldrain Lima