Criar um Site Grátis Fantástico

Espiritismo - pequeno comentário

Espiritismo - pequeno comentário

Espiritismo

 

                Biblicamente podemos afirmar que as práticas que caracterizam as religiões espíritas tiveram sua origem no próprio jardim do Éden. No capítulo 3 do livro de Gênesis, encontramos a narração da tentação e queda do homem, e nesta ocasião configurou-se a primeira sessão espírita, a saber, a serpente funcionando como médium, Satanás o guia e Eva como assistente. Ainda hoje as sessões espíritas fundamentam-se basicamente nestes três elementos.

O espiritismo moderno teve como marco inicial a polêmica História que envolve as irmãs Magie e Katie Fox, através do fato ocorrido em Hydesville no estado de New York em 1848, dez anos antes de Allan Kardec lançar na Franca o livro dos espíritos. As irmãs Fox, uma com 12 e a outra com 9 anos de idade, espalharam a notícia que estariam se comunicando com o espírito de um homem que tinha sido assassinado no velho casarão onde elas moravam, um homem de 32 anos chamado Charles Rosna. Segundo essas meninas elas estariam se comunicando com este "fantasma" através de estalidos nos dedos das mãos e dos pés, e também através de pancadas nas paredes de madeira e no assoalho da velha casa, e que o mesmo teria lhes dito acerca do seu assassinato e também que o seu corpo estaria enterrado em um dos vãos da casa. Os restos mortais de Charles Rosna foram encontrados no local indicado pelas irmãs Fox. Os adeptos do espiritismo exploraram o máximo este fato para promover a crença na possibilidade da comunicação com os mortos. No contexto da modernidade, este episódio tem sido considerado como "o marco inicial" da pratica da comunicação com os mortos.

 

  1. A) A FRAUDE REVELADA

 

                40 anos depois toda a verdade foi espontaneamente revelada através das próprias irmãs Fox. Numa Carta enviada ao diretor do Jornal Nova-iorquino, New Herald, e que foi publicada no dia 25 de maio de 1888. Nesta carta Magie Fox desmente a famosa história na qual esta fundamentada a origem do espiritismo moderno. Dentre as muitas revelações de Magie, ela diz o seguinte: "Deus esta contra o espiritismo, pois, o mesmo e uma praga.             O espiritismo e utilizado para encobrir pessoas sem coração...". Sobre os médiuns ela diz: "Atiram loucamente as espetaculares fraudes que invadem New York".

 

Na conclusão ela diz o seguinte: "Seja qual for a forma sob a qual se apresente, o espiritismo tem sido e sempre será uma praga e uma armadilha para os que nele se envolvem.

Quatro meses depois do grande impacto causado por esta carta, Magie resolve dar uma entrevista a um repórter do mesmo jornal para o qual escrevera anteriormente, e, desfere o seu golpe final contra o espiritismo com a seguinte declaração: sabia, então, que todos os efeitos por nos produzidos eram absolutamente fraudulentos. Ora, tenho explorado o desconhecido na medida em que uma criatura o pode, tenho ido aos mortos procurando receber deles um pequeno sinal, tenho estado junto as sepulturas na calada da noite e me assentado sobre os túmulos para que os espíritos daqueles que repousam debaixo da pedra pudessem vir ter comigo. Desta forma pude concluir que os mortos não podem se comunicar com os vivos, os mortos não podem voltar,...".

As declarações de Magie Fox causaram um grande impacto nos meios espíritas, contudo não foi suficiente para deter sua expansão.

O maior defensor do espiritismo surgiu na Franca em 1857, através de um medico francês chamado Hipolyte Leon Denizart Rivail. Este senhor assumiu o nome de Allan Kardec, pois, o mesmo pensava ser a reencarnação de um antigo poeta Celta que tinha esse nome. O mesmo foi responsável pela formulação da doutrina da REENCARNAÇÃO. De 1861 a 1867 publicou quatro livros: o livro dos médium: o evangelho segundo o espiritismo: céu e inferno e A Gênese; nestes livros estão as bases e desenvolvimento de toda doutrina espírita.

 

2 - CLASSBFICACAO DO ESPIRITISMO

 

  1. a) ESPIRITISMO COMUM

Quiromancia - Adivinhação pelo exame das linhas das mãos.

Cartomancia - Adivinhação através das cartas de jogo.

Hidromancia - Adivinharão utilizando a água como meio.

Astrologia    - Adivinhação por meio da contemplação dos astros.

Mediunidade - Pratica voltada para a consulta aos mortos.

 

  1. b) BAIXO ESPIRITISMO

 

Vodu - Culto dos negros antilhanos de origem animista

Candomblé - Religião dos negros Ioruba na Bahia.

 

Umbanda    - Designação dos cultos Afro-brasileiros que se confundem

com os da macumba e do candomblé da Bahia, xangô de Pernambuco, a pajelança da Amazônia, o catimbó e outros cultos sincréticos.

Quibanda  - Ritual da macumba que se confunde com os da umbanda

Macumba - Sincretismo Afro-brasileiro derivado do candomblé com elementos de várias religiões indígenas brasileiras e do catolicismo.

 

  1. b) ESPIRITISMO CIENTÍFICO OU ALTO

 

                Se manifesta sobre a forme de sociedade, a exemplo da LBV (Legião da Boa Vontade) fundado e presidida muitos anos pelo já falecido Alziro Zarur. Esta classe de espiritismo tem sida conhecida como: ecletismo, esoterismo e teosofismo. Atual presidente José de Paiva Neto,

 

A bíblia tem a resposta para tudo isso:

 

A palavra de Deus diz que os filhos levarão os pecados dos pais até a terceira e quarta geração daqueles que aborrecem ao Senhor Ex 2O:5

Se eles arrependem-se são livres das consequências dos erros de seus pais. Ez, 18:14,19

O ser que for fiel ao Senhor, estará livre das punições eternas.

A doutrina espirita diz que o homem morre e reencarna, nós sabemos que a população do planeta cada vez mais está aumentando, se morre e reencarna, então deveria haver o mesmo número de pessoas ou ainda menos por conta dos que aperfeiçoam-se(segundo o espiritismo)como explica-se isto? Pois segundo o espiritismo quando um espírito é aperfeiçoado ele não necessita de reencarnar. Então era para está sempre diminuindo o número de pessoas mas, está sendo o contrário. Só no Brasil, em 1970 existia cerca de 70 milhões de brasileiro; hoje 2005 existe cerca de 170 milhões.

                Onde estavam esses espíritos todos ou onde estão? a experiência mostra que nasce mais gente do que morrem!

                Onde eles estavam eram bons ou maus? se eram bons por que vieram aqui? eram maus quem errou para que fossem assim?

                Eram perfeitos, por que vieram contaminar-se? Deus nos livre de acreditarmos nesses contos espiritas!.

Quem sou eu? respondo pôr mim ou por outro, a bíblia tem resposta para tudo isto?

                Ezequiel 18:1-4,  Romanos 14:12,  I Pedro  4:5,  Hebreus  9:27.

 

É prática do  espiritismo,  consultar os mortos, Dizem que  pôr intermédio de varias práticas,  atraem a si  espíritos de pessoas que já morreram,  dizem também que  ouvem seus pais  ou qualquer outro ente  querido que  desejam contatar. Consultam os  espíritos  em conselhos  ou até previsões  futuras, sentem afetos  e carinhos  de amigos     e parentes que partiram para outra vida.

                Geralmente os espíritas quando vão tomar algumas decisões, consultam os guias ou espíritos pôr meio de um intermediação. entre os seguidores  e  os guias  ou espíritos.

                Eles também têm praticas de incorporação ou, um determinado espírito  apossasse de alguém começa a praticar obras visíveis .

                Quase sempre  recebem espíritos de "pessoas famosas"  que morreram,  mas não poucas vezes  recebem espíritos  perturbadores querendo  atrapalhar a reunião e muitos dos   que   estão ali,   ficam sem compreender e até mesmo  assustados e amedrontados.

                Muitas  das  pessoas que visitam estas  reuniões, denominavam-se ateus ( pessoas que não acreditam na existência de DEUS ), essas pessoas antes não crendo em nada, das coisas espirituais ( nem em DEUS, nem no diabo ), ao participarem dessas reuniões ficam logo assustados com o Que veem lá., essas pessoas antes materialista as passam a aderir a doutrina espírita pôr verem muitas ações sobrenaturais, então elas pôr serem persuadidas  pôr aquilo que não acreditavam logo passam a divulgar aos amigos e influenciam a muitos

                A comunicação que os espíritas mantém não e com os espíritos humanos,  é com os seres espirituais enganadores. II co 11:13-15

                Eles ensinam que nós não somos nós mesmos e sim um espírito que vive reencarnando então nossos parentes no momento em que morrem deixam de serem ente nossos, porque serão espíritos que irão reencarnarem.

                Eles não tem nada a ver conosco porque dizem os espíritas ser ente queridos nosso, se o são só nesta vida?

                Surgi uma pergunta: será que não existem pessoas sinceras no espiritismo? é óbvio que sim, a maioria estão com toda sinceridade acreditando de coração, que aquilo que fazem é a própria verdade, o único caminho a ser seguido, mas que pena, estão totalmente equivocados.

                A bíblia que para muitos é um livro fictício, tem a resposta para esse questão. A doutrina, do perfeccionismo por meio de obras humanas ensinada pelo espiritismo, a bíblia condena já a muito tempo atrás.

O espiritismo não é novo, ha muito tempo ele existe, desde que ouve história humana. Gênesis 3.l-6 nos mostra uma sessão espírita.

Onde um determinado espírito se incorpora numa serpente e começa a ensinar "para uma mulher que ela e seu marido poderiam ser como  Deus, simplesmente com práticas de obras humanas. ela ( mulher ) junto com seu marido desobedeceriam a Deus e seriam conhecedores de tudo(do bem e do mal) como Deus, casal iludido, mas com toda. sinceridade obedeceram aquele rito e no futuro se decepcionaram.

 

A BIBLIA CONDENA A CONSULTA AOS MORTOS

Deuteronômio 18.9-14, Isaias 8.19,20.

 

A bíblia relata que Deus por intermédio de Moisés falou ao povo que não se agradava, de tais práticas. Deus proibiu tais costumes ao seu povo, não pelo fato de que houvesse possibilidade de os mortos retomarem como argumentam os  espíritas, mas pela impossibilidade de retornarem; e também de livrar o povo de ataques sutis preparadas por outras nações, proibiu-os também  por causa de espíritos maus que se passando por algum ente-querido, podiam arrancar do povo a fidelidade para com o Deus verdadeiro como no principio, relatado em gênesis 3.1-6.

                O profeta Isaias inspirado por Deus interroga: "acaso não consultará o povo ao seu Deus? a favor dos vivos consultarão os mortos"? Isaias 8.13 e diz mais, que tais pessoas que tem tais práticas jamais verão a alva ( salvação ) e serão lançados nas trevas. Isaias 8.20,22.

Consultar os mortos é abominação ao Senhor. Dt 18.12. A bíblia diz também que: Deus quer privar o seu povo de se contaminar com os necromantes, com os que consultam os mortos. Lv 19.31

                A bíblia também registra um fato em que uma jovem era usada  por um espírito e adivinhava, talvez muitos pensassem que aquele espírito viesse de um bom lugar, mas não era assim, ele era um espírito  maligno o qual o apóstolo Paulo o expulsou, Atos 16.16-18. Talvez digam, mais eu vejo tanta coisa boa nas reuniões espíritas, como pode ser esses espíritos diabólicos?

                Preste atenção: tudo o que se levanta para querer desfazer a  obra de Deus, é diabólico. Existe um texto na bíblia que mostra algo importante! É que pode se levantar espíritos ou homens e fazer grandes sinais a tal ponto de nos encantar, de nos deixar maravilhados, mas se não estiver de acordo com a palavra de Deus, se esses milagres realizados não nos levar ao verdadeiro Deus, devemos nos afastar deles Dt 13.1-3.

A bíblia também nos mostra outro caso semelhante aos atuais, onde um homem desesperado, angustiado e psicologicamente arrasado, foi a procura de um socorro e procurou no lugar errado, bem conhecido de muita gente, ele era da mais alta escala financeira, era  um rei, seu nome era Saul. Quem ele foi procurar, uma médium, uma necromante.

                O que ele foi procurar?  um amigo já. falecido para Ihe pedir socorro, uma solução para sua vida, o encontro ocorreu, será que ele encontrou seu amigo que tinha falecido? aparentemente sim. Ele pede para ver o amigo e ela ( a necromante), começa a invocar os espíritos, e dizendo ver alguém o qual Saul pensou ser seu amigo, quem era esse amigo? o profeta Samuel  já morto, então o pseudo Samuel começa a aconselhar a Saul, fala-lhe muitas coisas, mas nenhum delas se cumpre, lamentável um homem desesperado procura socorro, busca, em alguém que se diz verdadeiro invoca-se aquela verdade, mas que pena  não era uma verdade e sim mentira disfarçada em verdade, l Sm 28:1 A admiração pelas coisas sobrenaturais sem conhecimento  destas coisas. acarretaram e acarretam desastres nas vidas dos seres humanos, foi assim desde o principio, em ouvir animais, megafones, médium, em ver cadeiras se moverem, em ouvirem vozes, em ouvirem seres dizendo-se serem ente queridos já. falecidos, tudo isso atrai os homens que ainda não conhecem a verdade. a bíblia condena de ponta a. ponta tais práticas.

                A bíblia mostra no novo e Antigo testamento que os mortos não se comunica com os vivos e nem se quer pode vir a este mundo II Sm 12.21,22,23;  I co  16.19-31    estes versículos mostram que existem uma impossibilidade de comunicação entre os mortos e os vivos em quem devemos crer, na bíblia que é a palavra de Deus ou nos ensinos espíritas? Os espíritas dizem que os homens vivem num processo de reencarnação frequente para obterem a perfeição, segundo a bíblia que é a palavra de Deus diz que: está ordenado ao homem morrer uma só vez vindo depois o juízo, Hb 9.27.

                Não  se encontra base na palavra de Deus para os  espíritas ( para suas ideias  ), os  espíritas pegam alguns  textos bíblico  e começam a interpretar errado, levando as interpretações para, seus próprios interesses Por exemplo:  João Batista foi a reencarnação de Elias, o profeta. Como? se na doutrina espírita, diz que tem que morrer para poder  reencarnar, só que a bíblia. re1ata que Elias não morreu,  mas foi arrebatado,  II Reis 2.11.

Diz também que Nicodemos foi ter com Jesus e o Senhor pregou a reencarnação para Nicodemos quando disse: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.Jo 3.5. Jesus não pregou nenhuma reencarnação. porque ele mesmo falou que não era. Para  nascer  no ventre de uma mãe, mas da palavra, (água, Efésios 5:26 ) e do Espírito ( de Deus, Jo 1:13 ).

 

Os espíritas dizem que nascer da água que Jesus falou é o espermatozóide e nascer do espírito é ser um espírito, então os espíritas dizem que Jesus pregou a reencarnação. Pela análise científica, sabe-se que a composição do espermatozóide é diferente da composição  da água.

Os espiritas falam essas bobagens e muitos acreditam, e também em varias outras, então está bem claro que o espiritismo não  passa de uma mentira disfarçada, onde muita gente estão sendo enganadas. Cabe a nós analisarmos melhor a palavra de Deus e dar-lhe mais credito. Analisemos ainda, Gal 1:6-9; I Tm 4:1;  I  Jo 4:1-3.

 

    Ainda os espíritas dizem que vieram completar o obra de Deus que estava incompleta, que eles são o consolador que Jesus falou em Jo 14:16. A obra de Deus para a redenção do povo está completa, dizer que está incompleta é o mesmo que dizer que a bíblia é mentirosa ao afirma que a obra divina já está completa, considerando o próprio Jesus um mentiroso, Jo 19:30, e o apostolo que escreveu a carta aos Hebreus, Hb 9:28. Nem todos que diz: Senhor, Senhor, entrara no reino de Deus. Mt 7:21

                A contraditória e improvável teoria da reencarnação - doutrina básica de varias crenças religiosas e espúrias e antibíblicas - ocupou recentemente um considerável espaço na imprensa secular de vários países ocidentais e orientais, ao servir de argumento principal para a fantasiosa história envolvendo um menino espanhol de dois anos de idade, "Osel hita Torres" apontado pelos lamas ( sacerdotes Budistas do Tibete ) como a reencarnação de um deles, o lama Thubten Yeshe" falecido no final de 1984.

                Quase um ano antes do nascimento de Osel, o lama Thubten Yeshe que como missionário budista exercia grande influência sobre os futuros pais do menino, morrera. Por sugestão desse monge, o casal fundara um retiro espiritual na Espanha, para ali difundir a religião lamaista (derivada do budismo). Antes de morrer o lama Yeshe disse que reencarnaria na Espanha. Pronto. Os ingredientes para mais uma divulgaçãozinha da teoria da reencarnação no ocidente estavam criados. Era só reuni-los, adicionar alguns detalhes que ninguém jamais se ocuparia em verificar se ocorreram ou não (nascimento do menino de olhos abertos, sem choro, com se estivesse observando tudo, identificação de objetos que supostamente lhe pertenceram na vida anterior, etc. Revista Manchete Nº 1818 de 21/02/1987) e atrair a atenção dos repórteres, foi tiro e queda.

                Conduzido por seus pais da Espanha para Dharmsala, na Índia, ali o pequeno Osel foi entronizado no dia 12 de marco último, como o lama mais novo do mundo. (Jornal o Globo, 18/03/1987). O curioso é que 7 depois da entronização ouve uma espécie de "concorrência" entre o pequeno Osel e nove outros meninos filhos de budista, candidatos a tão "nobre honraria", cujos nomes foram apresentados na Índia, ao Dalai-lama (chefe supremo dos lamas) como prováveis reencarnações de Thubten Yeshe, Mas Osel foi escolhido, e mais uma vez a farsa da reencarnação ocupou as manchetes dos jornais. (pobres inocentes crianças, manipula das pela fantasia dos adultos) afinal, o que e a reencarnação? Em  que se fundamenta esta doutrina?

 

O que ensina a reencarnação?

 

                Composta do prefixo re (que designa repetição) e do verbo encarnar (isto e: tomar corpo), a palavra reencarnação significa etmologicamente: tornar a tomar corpo, ou vivificar um corpo novo. Com o mesmo sentido também são empregadas as palavras Metempsicose, Metensamatose, Palingenesia, pluralidade de existência, vidas sucessivas, progresso contínuo, Mudança de corpo e transmigração da alma. A doutrina da reencarnação ensina que nossa atual vida neste mundo e a repetição de outra existências, vividas em outros corpos.

                Ora diante disso, cabe aqui uma pergunta: com que finalidade os seres              humanos reencarnariam? Segundo se lê no o livro dos Espíritos, considerado uma espécie de bíblia do espiritismo, é o principal divulgador dessa teoria entre os brasileiros, a reencarnação teria duas finalidades: a expiação de faltas cometidas em existências anterior e o progresso e evolução do espírito.

A Índia teria sido, segundo afirmam vários historiadores, o berço dessa doutrina,, Os Vedas - a coleção de textos  filosóficos  e  religiosos dos hindus - são apontados como a mais antiga fonte  onde se encontram referencias a  reencarnação, Essa teoria foi inventada e introduzida entre  o povo hindu pela classe dos brâmanes  - sacerdotes que oficiavam os  rituais prescritos nos Vedas.

Eles inventaram toda  essa. historia de vidas  sucessivas com o propósito de  inspirarem o  respeito  das  outras classes sociais da Índia para com eles, e  a fim de se manterem superiores e protegerem seus privilégios.

                Falando  de suas  próprias reencarnações, os brâmanes  faziam com que  sua autoridade parecesse, aos olhos do povo, antiquíssima. De reencarnação em reencarnação, eles haviam chegado a posição  em que  se  encontravam, diziam e o povo  acreditava.

                Com algumas variações esta doutrina circulou também entre os egípcios, ensinando que o destino final das pessoas é determinado pelas suas próprias obras e esforços; cada pessoa é responsável por sua própria salvação.

A reencarnação e os espíritas ingleses

                Apesar da teoria da reencarnação ter sido declarada de importância máxima na composição do lastro de doutrinas do espiritismo, essa doutrina tem sido motivo de muito desentendimento entre os adeptos de tais práticas religiosas.

                No espiritismo inglês por exemplo, a teoria da reencarnação e veemente combatida, Ora, em se tratando de um ensinamento tão importante na doutrina espírita (enfocamos aqui o espiritismo, por ele ser o principal veiculador dos ensinos reencarnacionista no Brasil), a ponto de os seus principais doutrinadores afirmarem   que   sem essa  crença  o  espiritismo  seria impossível.

                Era de esperar que nenhuma dúvida  existisse  sobre  a veracidade  ou a possibilidade de tal  fenômeno. Mas, para  surpresa de muita gente, os mais  celebres espiritas da Inglaterra e dos Estados Unidos" declaram-se  contrários a teoria da reencarnação.

                O romancista Inglês "Arthur Conan Doyle  (criador do conhecido personagem Sherlok Holmes), de confissão espírita, ao escrever sua clássica e citadíssima "Historia do Espiritismo", livro bem conceituado entre os espírita do Brasil e do mundo inteiro, cita entre outras, opiniões contrárias a reencarnação, um forte e irônico argumento do médium inglês Douglas Houme que sempre combateu a fantasia reencarnacionista: "Encontro muita gente que e  reencarnacionista, e tive o prazer de encontrar pelo menos doze que tinha sido Maria Antonieta; seis ou sete tinha sido Mary, rainha da Escócia; um bando de Luiz e outros reis; cerca de vinte Alexandre,  o grande, Mas não encontrei ninguém que tivesse sido um simples John Smith e vos peço que se o encontrardes, guardai-o como uma curiosidade. (História do Espiritismo, pp.398,399).

 

                Todo espírita acredita que Jesus é um espírito de luz, espírito superior, espírito perfeito. Maior que todos os demais seres espirituais. Pergunte a um espírita quem é maior, Jesus ou Alan kardec? E ele responderá que é Jesus. Então: se Jesus é o maior, vamos seguir o maior! Os ensinamentos de "Kardec" é: de reencarnação em reencarnação e praticando boa ação chega-se a perfeição (salvação).  Enquanto o ensinamento do Senhor Jesus é : Acreditar e aceitar a sua obra, seu sacrifício vicário, sua morte em obediência a sua palavra e estaremos salvos da condenação eterna. Não é pelo que faço mas sim pelo que Jesus fez. "Jesus" é maior que Kardec! Por que seguiria eu a ideia menor, do menor. Seguirei sempre o maior pois Ele é o caminho, a verdade e a vida. Fora Dele só há perdição, mentira e morte.

 

                A doutrina espírita é esta : Não preciso de Deus , não preciso de Cristo e nem do que ele fez, sua morte nada mais é do que um teatro bobo. Como afirma "Raul Seixas" em uma de suas músicas, que, "Jesus tirou onda de herói". Jesus por mim morreu em vão, pois sou espírita e ainda que custe 10 mil reencarnação eu um dia serei perfeito. Que pena que tanta gente acredita nesse ensinamento espírita! Isso nos lembra o ensinamento da antiga "serpente"(satanás) ao primeiro casal (Adão e Eva), que se eles comessem da árvore do conhecimento do bem e do mal (que Deus o proibira de comer), seria como Deus ou, igual a Deus, tendo o conhecimento pleno. O primeiro casal acreditou na mentira da serpente de que seria igual a Deus. E tanta gente continua acreditando nessa mesma mentira que de reencarnação em reencarnação serão igual a Deus que já tem o conhecimento pleno e serão perfeitos. 

 

                "Ha fortes razões para que os espíritos enganem, fazendo o bem. A primeira delas e para que a pessoa seja desviada da Cruz de Cristo e da salvação pela fé. Veja bem, se uma pessoa se convence que aqueles que se manifestam numa sessão espírita são espíritos humanos desencarnados, ela deixara de buscar a sua salvação em Cristo pela fé pois a salvação não se dará mediante o arrependimento e a fé em Jesus, como a Bíblia ensina, e sim mediante a reencarnação e a mediunidade, dando-se prosseguimento ao processo de evolução espiritual" (Pr. Caio Fábio).

 

Através de curas físicas o diabo tem conseguido impressionar e cativar muita gente, que terminam por comprometer o futuro eterno de suas almas.

Atentemos ainda para a seguinte ilustração contada pelo Pr. Caio Fábio no livro "Nos bastidores dos espíritos" (Pag. 67). "Imaginem o que pensaria um pequeno peru, logo que eu o levasse para o meu quintal no principio do ano. Certamente que no começo ele ficaria um pouco arisco, mas depois que visse o meu interesse em vê-lo engordar, passaria a me admirar. Por volta de Julho ele já estaria gordo e também muito grato a mim, em novembro, ele diria, se pudesse: que homem bom é esse Pastor, ele só me faz o bem". Pobre peru, mal sabia que na noite de 24 de dezembro, totalmente depenado, ele estaria bem assado na minha mesa de Natal". Continua o Pr. Caio "a única razão porque penso que os espíritos ensinam e fazem o bem nas sessões de mesa branca, é porque, assim, eles podem envenenar os homens que amam a vida e a sinceridade, observem: se um homem quer suicidar-se e eu o odeio, eu dou veneno e ele o tomara. Mas se eu odeio e quero matar um homem que ama a vida, nesse caso precisarei armar uma estratégia para matá-lo. Terei que atrai-lo fazendo-lhe o bem, talvez eu pudesse lhe oferecer um delicioso jantar e, assim, colocar veneno na sua comida sem que ele percebesse."

A macumba é o veneno para os que querem morrer, pois o que a ela recorre não está enganado, lá não se faz sigilo sobre o mal que se tenciona fazer. Todavia, o espiritismo kardecista é o jantar gostoso que se serve ao homem que ama a vida e que não deseja morrer. Ambas as situações são estratégias do diabo para atingir pessoas diferentes. Com a macumba ele oferece o veneno aos desesperados; com o kardecismo um jantar gostoso, mas envenenado, aos bem intencionados.