Criar uma Loja Virtual Grátis

BATISMO, em nome de quem?????

BATISMO, em nome de quem?????

                               Batizados em nome...

Tudo tem que ser feito, pedido, ordenado... Em nome de Jesus, pra glória de Deus.

Falando na doutrina de batismos Heb 6.2, devemos entender que existem vários tipos de batismo e vários tipos de figuras de batismos especialmente no Novo Testamento.

A palavra batismo (baptismo= βαπτισμω) vem do verbo grego baptizo = βαπτίζω e significa: Imergir, mergulhar, ensopar, submeter, molhar, encharcar, banhar, lavar, tingir... Entende-se como: estar embaixo de..., submisso a..., sob a autoridade de, cheio de, dentro de...   

                   Alguns batismos registrados no NT

Batismo de João o batista: At 19.4...

Batismo da obediência e da entrega total: Mc 10.38,39 = Lc 12.50

Batismo no Espírito Santo: At 1.5...

Batismo em Moisés, na nuvem, no mar: 1ª Co 10.2

Batismo da unidade, em um só Espírito, em um corpo: 1ª Co 12.13

Batismo na morte Jesus, no Calvário, para salvação, perdão dos pecados, novo nascimento... At 2.38; = Rm 6.3,4 = At 19.4,5 = Mc 16.16 = Gl 3.27 = Ef 4.5 = Cl 2.12

Batismo na autoridade de, em nome de, no nome de... At 8.16, 10.48 = Mt 28.19

A questão é: Batizar em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo Mt 28.19 ou, em nome do Senhor Jesus Cristo At 2.38?

Pra início de conversa, não existem nenhum conflito entre o que o Senhor Jesus falou em Mt 28.19 e o que Pedro falou em At 2.38, ou em outros textos. Os apóstolos só repassaram o que aprenderam com o Mestre.

Quem conhece a história da igreja sabe que tanto o batizar em nome do Pai, do Filho e do Esp. Santo, quanto, em nome do Senhor Jesus Cristo, tinha o mesmo sentido. É óbvio que a forma em nome do Pai, do Filho e do Esp. Santo durante toda história foi a mais usada. Mas isso não exclui a forma em nome do Senhor Jesus Cristo; pois ambas eram realizadas sob a autoridade da Divindade eterna. Para os cristãos primitivos batizar em nome do Pai, do Filho e do Esp. Santo ou em nome do Senhor Jesus Cristo tinha o mesmo significado. Por isso os registros em At 8.16, At 10.48...

 

 

                             Leia esse registro histórico

 A Didachê é conhecida como a instrução dos doze apóstolos encontrado em 1875 na antiga Constantinopla, atual Istambul capital da Turquia.

 Esse documento escrito entre o I e II século, provavelmente na Palestina ou na Síria. Trata-se de um documento mais importante da era pós apostólica, a mais antiga fonte de legislação eclesiástica que possuímos, é fruto das diversas fontes orais e escritas e que bem retratam a tradição das comunidades cristãs. Essa antiguidade explica porque algumas igrejas chegaram a considerá-lo um escrito canônico.Apesar de ter sido redigido nos primórdios do cristianismo, sua mensagem é válida para os dias de hoje. 

 

                                  A CELEBRAÇÃO LITÚRGICA
                                                CAPÍTULO VII

1. Περὶ δὲ τοῦ βαπτίσματος, οὕτω βαπτίσατε· ταῦτα πάντα πρειπόντες, βαπτίσατε εἰς τὸ ὄνομα τοῦ πατρὸς καὶ τοῦ υἱοῦ καὶ τοῦ ἁγίου πνεύματος ἐν ὕδατι ζῶντι.

1 Quanto ao batismo, faça assim: depois de ditas todas essas coisas, batize em água corrente, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

 2. ἐὰν δὲ μὴ ἔχῃς ὕδωρ ζῶν, εἰς ἄλλο ὕδωρ βάπτισον· εἰ δ’ οὐ δύνασαι ἐν ψυχρῷ, ἐν θερμῷ.

2 Se você não tiver água corrente, batize em outra água. Se não puder batizar com água fria, faça com água morna.

 3. ἐὰν δὲ ἀμφότερα μὴ ἔχῃς, ἔκχεον εἰς τὴν κεφαλὴν τρὶς ὕδωρ εἰς ὄνομα πατρὸς καὶ υἱοῦ καὶ ἁγίου πνεύματος.

3 Na falta de uma ou outra, derrame água três vezes sobre a cabeça, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

4. πρὸ δὲ τοῦ βαπτίσμος προνηστευσάτω ὁ βαπτίζων καὶ ὁ βαπτιζόμενος καὶ εἴ τινες ἄλλοι δύναται· κελεύεις δὲ νηστεῦσαι τὸν βαπτιζόμενον πρὸ μιᾶς ἢ δύο.

4 Antes de batizar, tanto aquele que batiza como o batizando, bem como aqueles que puderem, devem observar o jejum. Você deve ordenar ao batizando um jejum de um ou dois dias.

                          Agora, por que a briga?

Os detentores de uma única formula sempre entram em contradições bíblica, histórica... Com isso deixam muitas mentes confusas.

 Exemplo: Os que ensinam que tem que ser só em nome do Senhor Jesus Cristo, alegando At 2.38 Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. 

Percebe-se rapidamente que esses ensinadores não compreendem este texto. Pois o batismo que o apóstolo se refere neste versículo, não é batismo em águas. Mas sim:  batismo na morte de Cristo (At 2.38; = Rm 6.3,4 = At 19.4,5 = Mc 16.16 = Gl 3.27 = Ef 4.5 = Cl 2.12); com o arrependimento e conversão para perdão dos pecados ( o novo nascimento).

Se o que Pedro falou pelo Esp. Santo neste texto fosse o batismo nas águas, então seria muito fácil para nós quando pecássemos, era só ser batizado e nossos pecados estavam perdoados! Até porque o texto diz: ... batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, ... Desde quando batismo perdoa pecados? O batismo é uma declaração pública de que uma pessoa está se entregando, se submetendo àquela fé, doutrina, ensinamento... É um símbolo de morte da vontade pessoal, ressuscitando para a vontade Divina.   

Há de se convir que muitos cristãos primitivos não possuiam as Escrituras Sagradas completa como temos hoje; alguns tinham só fragmentos, outros algunhas cartas, em especial os evangelhos eram os mais procurados. A carta dos atos dos apóstolos não se encontravam com facilidade, eis aí a dificuldade dos primeiros critãos. Por isso não devemos nos apoiar em uma única época do cristianismo na história para afirmarmos alguma ideia.

Com toda certeza grande partes das brigas doutrinárias é por falta de conhecimento!

Como está escrito:

Oséias 4:6 O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porque tu, sacerdote (líder), rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei,...


Oséias 6.3  Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.

Um grande abraço, na paz do Senhor Jesus!

Aldrain Lima