Criar uma Loja Virtual Grátis

3 dias e 3 noites

3 dias e 3 noites

                              Resumo do estudo da escola bíblica, março de 2013

                                                                              3 dias e 3 noites?

Mt 12.40 Porque assim como esteve Jonas três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim o Filho do Homem estará três dias e três noites no coração (seio) da terra.

Este é um assunto que há muito tempo se dá uma explicação não satisfatória. A tradição ensina que o Senhor Jesus foi morte e sepultado e ao terceiro dia ressuscitou.

Essa explicação tem se tornado no meio cristão a palavra final sobre o assunto; será que a explicação é de fato assim?

Se analisarmos a partir dessa resposta, ficará outra pergunta no ar! Jesus morreu na sexta-feira (Mc 15.42; Jo 19.14) às 15.00h (hora nona dos judeus Mt 27.45,46,50; Lc 23.44-46), até o domingo ainda cedo (Mc 16.2; Lc 24.1; Jo 20.1) calculando não dar 3 dias e 3 noites. COMO EXPLICAR???

ANALISAREMOS AGORA SEGUNDO OS RELATOS BÍBLICOS

 

JESUS Perante Caifás e o Sinédrio

 

Mt 26.47 Falava ele ainda, e eis que chegou Judas, um dos doze, e, com ele, grande turba com espadas e porretes, vinda da parte dos principais sacerdotes e dos anciãos do povo.

Mt 26.57 E os que prenderam Jesus o levaram à casa de Caifás, o sumo sacerdote, onde se haviam reunido os escribas e os anciãos.

Lc 22.66 Logo que amanheceu, reuniu-se a assembléia dos anciãos do povo, tanto os principais sacerdotes como os escribas, e o conduziram ao Sinédrio, ...

Jo 18.12 Assim, a escolta, o comandante e os guardas dos judeus prenderam Jesus, manietaram-no

13 e o conduziram primeiramente a Anás; pois era sogro de Caifás, sumo sacerdote naquele ano.

Diante de Pilatos primeira vez

Mt 27.1,2  Ao romper o dia, todos os principais sacerdotes e os anciãos do povo entraram em conselho contra Jesus, para o matarem; e, amarrando-o, levaram-no e o entregaram ao governador Pilatos.

Lc 23.1 Levantando-se toda a assembléia, levaram Jesus a Pilatos.

Jo 18.28 Depois, levaram Jesus da casa de Caifás para o pretório. Era cedo de manhã. Eles não entraram no pretório para não se contaminarem, mas poderem comer a Páscoa.

 

 

 

Diante de Herodes

 

 Lc 23.7,8 Ao saber que era da jurisdição de Herodes, estando este, naqueles dias, em Jerusalém, lho remeteu.

Herodes, vendo a Jesus, sobremaneira se alegrou, pois havia muito queria vê-lo,...

 

Diante de Pilatos segunda vez

 

Lc 23.11 Mas Herodes, juntamente com os da sua guarda, tratou-o com desprezo, e, escarnecendo dele, fê-lo vestir-se de um manto aparatoso, e o devolveu a Pilatos.

 

Hora da Morte

 

Mt 27.45 Desde a hora sexta até à hora nona, houve trevas sobre toda a terra.

46 Por volta da hora nona, clamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni? O que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?

50 E Jesus, clamando outra vez com grande voz, entregou o espírito.

 

Lc 23.44-46  Já era quase a hora sexta, e, escurecendo-se o sol, houve trevas sobre toda a terra até à hora nona.

45 E rasgou-se pelo meio o véu do santuário.

46 Então, Jesus clamou em alta voz: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito! E, dito isto, expirou.

Dia da morte

Mc 15.42 Ao cair da tarde, por ser o dia da preparação, isto é, a véspera do sábado,...

Jo 19. 14 E era a parasceve pascal, cerca da hora sexta; e disse aos judeus: Eis aqui o vosso rei.

41 No lugar onde Jesus fora crucificado, havia um jardim, e neste, um sepulcro novo, no qual ninguém tinha sido ainda posto.

42 Ali, pois, por causa da preparação dos judeus e por estar perto o túmulo, depositaram o corpo de Jesus.

Dia da Ressurreição

Mc 16.1 Passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem embalsamá-lo.

2 E, muito cedo, no primeiro dia da semana, ao despontar do sol, foram ao túmulo.

3 Diziam umas às outras: Quem nos removerá a pedra da entrada do túmulo?

 

 Lc 24.1 Mas, no primeiro dia da semana, alta madrugada, foram elas ao túmulo, levando os aromas que haviam preparado.

Jo 20.1 No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu que a pedra estava revolvida.

 

Estes textos acima citado trazem realmente a resposta a este questionamento; mas, alguém pode falar: são os mesmos textos usados para o primeiro argumento! Correto, concordo! A grande diferença está em uma analise minuciosa.

Entendendo Mt 12.40 ... 3 dias e 3 noites no coração ou seio da terra...

Coração ou seio: Isso fala de posse, de sentimento, de desejo... jonas passou 3 dias e 3 noites, dominado, dirigido pelo grande peixe. O coração da Terra com certeza não é uma sepultura! É sim o desejo, a vontade sentimental dos seres humanos; é justamente sobre isso que o Senhor Jesus falou; ELE passaria 3 dias e 3 noites na vontade, no desejo dos homens. 

Qual era o desejo dos homens?  Mt 27.62-64 Que o Senhor Jesus se calasse para sempre! Mas, foi só 3 dias e 3 noites.

Onde começou a contagem

Comece contando a partir do momento em que o Senhor Jesus foi preso, é justamente isso que ELE fala nos textos que segue.

MT 26.45 Então, voltou para os discípulos e lhes disse: Ainda dormis e repousais! Eis que é chegada a hora, e o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos de pecadores.

Mc 14.41 E veio pela terceira vez e disse-lhes: Ainda dormis e repousais! Basta! Chegou a hora; o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores.

Mt 20.18 Eis que subimos para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos principais sacerdotes e aos escribas. Eles o condenarão à morte.

Mt 20.19 E o entregarão aos gentios para ser escarnecido, açoitado e crucificado; mas, ao terceiro dia, ressurgirá (ressuscitará).

 

Lc 18.32,33  Pois será ele entregue aos gentios, escarnecido, ultrajado e cuspido;

e, depois de o açoitarem, tirar-lhe-ão a vida; mas, ao terceiro dia, ressuscitará.

Lucas 24.19 Ele lhes perguntou: Quais? E explicaram: O que aconteceu a Jesus, o Nazareno, que era varão profeta, poderoso em obras e palavras, diante de Deus e de todo o povo,
20 e como os principais sacerdotes e as nossas autoridades o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram.
21 Ora, nós esperávamos que fosse ele quem havia de redimir a Israel; mas, depois de tudo isto, é já este o terceiro dia desde que tais coisas sucederam.

 

ELE foi preso numa quinta-feira a noite (pra os judeus, noite da sexta-feira) a parasceve, dia da preparação ( Mc 15.42; Jo 19.14). contando como no calendário judaico: preso na noite da sexta-feira ( é levado perante os sacerdotes e o sinédrio), manhã da sexta-feira (perante: Pilatos, depois Herodes, depois Pilatos outra vez . {veja nos vers. Acima}); ainda na tarde da sexta: SEU sofrimento, morte e sepultamento. Em seguida, a noite e o dia do sábado; e a noite do domingo. Na manhã do domingo, logo cedo como ELE falou:  ...ao terceiro dia, ressuscitará. Mt 20.19;  Lc 18.32,33 e 24.19 ao 21

 

Um grande abraço com paz do Senhor Jesus!